×
Compartilhar Inscreva-se

Como conservar móveis expostos ao sol

É muito comum que em casas e apartamentos com área externa haja a exposição de móveis aos agentes naturais, como umidade, iluminação direta e ventanias.Com isso, há maiores chances das peças terem o tempo de vida útil reduzido, demandando investimento em restauração ou compras novas. Porém, considerando que a iluminação é a principal causa do desgaste, há formas de conservar móveis do sol que já foram testadas e podem ser implementadas naturalmente.

Para conhecer um pouco mais, confira algumas dicas que ajudam a conservar móveis do sol sem grande trabalho!

Proteja os móveis da iluminação direta

Os principais objetos direcionados para locais externos são confeccionados em madeira. Assim, na compra é preciso verificar se há modelos previamente protegidos em sua composição, considerando que há a opção de móveis com “filtro solar”, uma barreira de revestimento contra os raios UV.

Após a melhor aquisição, a conservação deve partir do isolamento dos raios solares. Para isso, é possível:

  • Fixar as peças em locais estratégicos, como embaixo de árvores, caramanchões ou ambientes cobertos;
  • Utilizar toldos, ombrelone e tendas para proteger os móveis e, ainda, elaborar um local com sombra para momentos de lazer;
  • Cobrir os móveis com tecidos que isolem a luz direta em momentos sem uso.

Com esses cuidados, é mais difícil a madeira manchar, desbotar ou mesmo descascar com facilidade, aumentando a durabilidade do produto.

Evite desgastes nas superfícies

Além da luz solar, o desgaste em chão de madeira pode acelerar o processo de deterioração e favorecer os prejuízos. Assim, é bom evitar arrastar móveis e andar com sapatos que podem riscar a superfície com outros objetos.

Além dos riscos, outro fator que pode diminuir o tempo de vida útil de móveis e superfícies em madeira é o contato com umidade, capaz de infiltrar na madeira, descolar assoalhos e criar bolhas d’água dentro do chão que prejudicam a imagem do imóvel e a qualidade de vida.

Para evitar a umidade, é bom barrar passagens de água que possam escorrer de banheiros, cozinhas ou mesmo piscinas, proteger os móveis quando estiver chovendo e não colocar objetos úmidos próximos ou sobre os itens, como vasos de planta.

Assim, além de maior durabilidade, há menores chances de precisar solicitar processos de enceramento e restauração.

Invista em peças que podem conservar móveis

Para que os riscos não prejudiquem a superfície de madeira ou móvel em si, expondo-os ainda mais à iluminação solar, é possível proteger os pés de mesas e cadeiras com feltros ou borrachas que impedem o contato direto entre as peças, eliminando riscos.

Além disso, usar tapetes e revestimentos ajuda a separar e conservar a matéria-prima de ambos os itens.

Use produtos de apoio

Para um cuidado mais profundo ao conservar móveis do sol, é possível usar produtos que podem ser passados em madeira.

Como exemplo, podem ser usados vernizes e esmaltes com substâncias que absorvem e inativam os raios UV, assim como produtos que aumentam a resistência da madeira, como cera de carnaúba neutra em locais cobertos e polisteins transparente nas áreas expostas.

Uma última dica é atentar-se aos cupins que podem aparecer em móveis. Se não contidos, espalham-se para todos os cantinhos que forem feitos em madeira.

Gostou das dicas sobre como conservar móveis do sol e agentes que prejudicam sua vida útil? Então que tal assinar nossa newsletter e continuar recebendo dicas exclusivas?

Compartilhe

Dicas para comprar, vender e alugar com inteligência

Insira o seu endereço de email abaixo e receba novidades!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails com ofertas da Plaza? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.