×
Compartilhar Inscreva-se

Saiba como montar uma adega em casa em 6 passos | Plaza Imóveis, Imobiliária em Chapecó, SC 

Como montar adega em casa

O vinho é muito importante para diversas culturas, principalmente para aquelas em que a economia gira em torno do produto. Ele exige um cuidado especial desde o seu processo de concepção até a entrega aos locais de venda, pois a bebida demanda um condicionamento adequado. Por isso, se você aprecia adquirir diferentes tipos de vinho deve montar uma adega em casa.

As adegas são os locais adequados para preservar as características do vinho por muito tempo. Mas há outras vantagens em ter um espaço somente para armazenar vinhos, como: praticidade de ter uma boa quantidade de vinhos sempre à mão; e excelente lugar para fazer com que o vinho envelheça com o tempo.

Não é difícil preparar o espaço ideal na sua casa para uma adega. Por isso, preparamos algumas dicas para sempre ter bons vinhos para diferentes ocasiões.

6 passos para montagem de uma adega

6 passos para montar uma adega em casa

A adega de vinho é o espaço escolhido e preparado para armazenar a bebida com um clima controlado e adequado, seja para o consumo rápido ou para esperar pelo envelhecimento natural. 

Você pode construir diferentes modelos ou adquirir um produto pronto para essa finalidade. Saiba com o que se preocupar na hora de criar o espaço:

1. Defina o ambiente

O local onde serão armazenados os vinhos é o primeiro fator a ser considerado na hora de montar uma adega. Também exige uma série de cuidados para que o ambiente não prejudique a qualidade da bebida.

Note, que o ideal é encontrar na casa um local que seja fresco, com temperatura entre 10° e 16°C. Caso queira armazenar muitas garrafas, o ideal é reservar um cômodo só para isso. Os vinhos são sensíveis ao clima e podem sofrer danos se expostos a mudanças bruscas de temperatura.

Se na sua casa tem um porão ou garagem escura, por exemplo, esses podem ser os espaços mais adequados para montar a sua adega.

Já se o objetivo é manter apenas algumas garrafas, uma pequena área é suficiente, como uma parede da sala ou área de festas. Nesse caso, a adega pode ser elaborada pensando na decoração do ambiente.

2. Escolha a madeira

Geralmente, os vinhos são armazenados em estantes de madeira, pois o material ajuda a manter a temperatura correta para o armazenamento da bebida. Um tipo muito bom de madeira para essa finalidade é o mogno, um material resistente, bonito e ideal para preservar a qualidade do produto.

Se você não tem facilidade de acesso ao mogno, também pode optar pela madeira de pinheiro, de sapele, carvalho, cedro ou peroba. Aí é só usar a criatividade para transformar a sua adega em um item de decoração na casa!

3. Evite alterações bruscas

Monte uma adega em casa

Fique atento às movimentações feitas nas garrafas, pois qualquer alteração brusca pode prejudicar a qualidade do vinho.

É fundamental escolher um local com estabilidade para manter as bebidas, pois as trepidações são capazes de provocar rachaduras no vidro. O ideal é evitar que ocorra a entrada de ar e o excesso de pressão interna na bebida para preservar o conteúdo.

Outro problema que pode ser gerado pela movimentação é a alteração da pressão interna da garrafa, especialmente quando associada a flutuações na temperatura. Isso pode fazer com que a rolha seja empurrada para fora, estragando a bebida.

4. Cuide do ambiente

Ter uma adega exige mais alguns cuidados do proprietário. Um deles é o excesso de iluminação nas garrafas, uma vez que a luz causa alterações químicas que prejudicam a qualidade do sabor. Sendo assim, tenha um ambiente escuro e que não sofra a forte incidência de luz solar ou artificial.

A umidade também é outro cuidado essencial para preservar o sabor do vinho. O excesso de umidade, por exemplo, pode criar fungos que estragam a rolha. Ambientes secos, por sua vez, são capazes de gerar rachaduras no interior e prejudicar todo o conteúdo.

5. Posição do vinho influencia o conteúdo

Por que se deve guardar o vinho deitado? Nessa posição evita-se o secamento e encolhimento da rolha, não dando espaço para que algum excesso de oxigênio entre na garrafa e estrague ou azede a bebida. 

Também é necessário ficar atento às condições de umidade do espaço, pois o ideal é manter uma média de 70%. Em Chapecó, por exemplo, o ideal é utilizar um umidificador para manter o ambiente adequado para a preservação das características do vinho.

E os vinhos vedados com tampa screwcap (de rosca)? Esse tipo diferenciado de vedação de vinhos oferece a vantagem de eliminar todos os malefícios que a rolha de cortiça poderia causar à bebida.

Nesse caso, a posição na hora de guardá-los não importa. Porém, se a intenção for guardá-los por um longo período, sempre prefira deixá-los deitados.

6. Avalie a opção de adega climatizada

Tenha uma adega climatizada em casa

Se você não tem muito espaço na residência para separar um cômodo específico ou se preocupa com as variações climáticas, uma opção é adquirir uma adega climatizada.

Ela se difere de uma geladeira, por exemplo, porque a temperatura mantém uma constância e o controle da entrada de luminosidade também é diferenciado. Tudo isso pode afetar a conservação do vinho e, por isso, é importante.

Hoje em dia é possível encontrar diferentes opções no mercado que permitem o controle de temperatura por um painel eletrônico e sistema de resfriamento digital, sem que isso gere barulho ou vibração. Inclusive, há modelos com sistema dual zone para regular diferentes temperaturas no interior do ambiente.

Vinhos para ter em sua adega

É sempre bom ter uma boa variedade de vinhos para cada tipo de ocasião. Portanto, conte sempre com pelo menos os tipos de vinho:

  • Pinot noir
  • Cabernet Sauvignon
  • Sauvignon Blanc
  • Tannat
  • Syrah
  • Vinho Rose
  • Vinho Branco
  • Espumante

Espaço para taças e utensílios

Quem prepara uma adega para ter em casa provavelmente já deve ter pensado em taças e utensílios para poder servir.

Além dos diferentes tipos de taças para determinado tipo de vinho, os acessórios também são importantes, como: saca-rolhas; decanter; cortador de lacre de garrafas; marcadores de copo; corta gotas; descanso para copos e até fechadores a vácuo.

Agora você já sabe como montar uma adega em casa para curtir bons momentos com a família ou amigos. Pronto para criar o seu espaço e adquirir vinhos diferenciados? Então, conheça os tipos que fizeram sucesso em 2018! 

Compartilhe

Dicas para comprar, vender e alugar com inteligência

Insira o seu endereço de email abaixo e receba novidades!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails com ofertas da Plaza? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.