×
Compartilhar Inscreva-se

Casa ou apartamento? Descubra o que é melhor para você!

Toda mudança requer uma fase para pensar e avaliar os possíveis caminhos e aspectos envolvidos com cada decisão. Assim ocorre também com quem quer ou vai mudar de imóvel. Uma dessas decisões é se a mudança vai ser para casa ou apartamento.

Ambos os imóveis apresentam suas vantagens e desvantagens, as quais devem ser analisadas por quem pretende fazer essa escolha.

Para ajudar nessa mudança, resolvemos listar as principais características de cada tipo de imóvel e das particularidades que envolvem o estilo de vida em casa ou apartamento. Leia a seguir o que encontramos sobre cada um deles!

Vantagens e desvantagens de morar em casa

Qualquer pessoa que pense em casa automaticamente imagina o que? Mais espaço, é claro. Além disso, imagina também uma área externa, com jardim, vaga de garagem e outras características que uma casa costuma ter.

Esse realmente é um aspecto marcante de uma casa, o que traz mais liberdade para os moradores, privacidade e até a possibilidade de ter mais de um pet, para aqueles que não abrem mão de ter bichinhos em casa.

Outra característica é que como não há um ambiente compartilhado com outros moradores, na maioria dos casos não há taxas de condomínio, a não ser que seja uma casa em condomínio fechado.

Podemos dizer algumas das vantagens de morar em casa são:

  • mais espaço;
  • área externa;
  • privacidade;
  • liberdade para ter pets;
  • ausência de taxa de condomínio.

Por outro lado, sempre há também desvantagens relacionadas a cada escolha, que na verdade são características do lugar que dão um pouco mais de trabalho. As desvantagens são:

gastos com manutenção e contas no geral;
necessidade de mais segurança; e
maior frequência na limpeza;

Vantagens e desvantagens de morar em apartamento

O apartamento atende muito bem à muitas pessoas nos dias de hoje, principalmente por existirem diferentes tipos de construções e configurações que podem se adequar ao estilo de vida de cada um.

Para muitos, sequer existe a possibilidade de morar em uma casa, pois se sentem super bem adaptados à vida em um apartamento e buscam desde o início o mais adequado.

Além de poderem viajar e deixar o apartamento fechado quando bem entenderem, contam também com mais praticidade, menor gasto com manutenção, bem como a possibilidade de ter uma vista incrível para locais que gostam, seja uma praia, seja um parque.

Podemos dizer então que as principais vantagens de se morar em um apartamento são:

  • praticidade;
  • liberdade para viajar;
  • menos reparos e gastos com manutenção; e
  • mais segurança.

Mas como nada é perfeito, há sim as desvantagens relacionadas ao apartamento, o que para alguns pode muito bem valer pelo custo-benefício, assim como em uma casa. São elas:

  • taxa de condomínio;
  • menos privacidade;
  • espaço menor; e
  • menos liberdade para fazer escolhas individuais (como ter um pet, tocar um instrumento à noite, receber pessoas etc.)

Diante de todos esses aspectos que levantamos ao longo do texto, esperamos ter ajudado nessa escolha por morar em casa ou apartamento.

Para ler outros textos como esse, assine nossa newsletter e se prepare melhor antes de escolher o melhor imóvel para você!

Compartilhe

Dicas para comprar, vender e alugar com inteligência

Insira o seu endereço de email abaixo e receba novidades!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails com ofertas da Plaza? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.