×
Compartilhar Inscreva-se

Dicas para a casa: como montar o home theater ideal

Assim como as TVs estão cada vez mais surpreendentes quando o assunto é qualidade da imagem. Os aparelhos eletrônicos em si passaram a oferecer muitas opções para o usuário, como o home theater e a capacidade de potencializar ondas sonoras.

Pensar em uma sala completa e com ambiente integrado, já nos leva a imaginar o sistema televisivo e sonoro equilibrados e compatíveis. Oferecendo outras sensações na hora de ver um filmes, uma série ou mesmo jogar no videogame. Além disso, imaginar a estética do ambiente combinando com essas funcionalidades é a imagem ideal para uma mistura de sentimentos.

Pensando nessa experiência, separamos algumas dicas sobre como montar o home theater ideal para seu lar e sua família. Não perca tempo e confira como garantir o aproveitamento total dos eletrônicos e do design!

1. Espaço para o home theater

Atualmente há 2 modelos principais de home theater:

  • Integrado: composto por uma caixa, a solução mais simples sem precisar pensar nas várias conexões do aparelho;
  • Dedicado: pode variar na quantidade de caixas, além disso, precisa de um reciver para equilibrar o som entre as caixinhas. Porém, o aparelho permite que vários equipamentos sejam conectados de uma vez, sem necessidade de novas instalações.

Os dois modelos principais ainda possuem variações, como a intensidade, número de ondas e quantidade de itens. Um exemplo é a quantidade de caixinhas, que vai desde 2 até 9 ou mais itens.

Considerando essa variação (e o fato de que quanto mais caixas para direcionar o som, mais realista a experiência) é preciso considerar qual a melhor opção de compra e instalação.

Em ambientes pequenos, espalhar poucas caixinhas já gera uma imersão em filmes, enquanto em ambientes grandes a quantidade maior de caixas deve ser considerada, prevendo aproveitamento dos lugares sem comprometer a intensidade e o melhor som do home theater.

2. Logística do ambiente

Depois de identificar o melhor modelo, é preciso considerar algumas medidas básicas e instalação:

  • Organizar a base do equipamento logo abaixo da tela;
  • Usar a distância média de três metros entre o sofá e a tela. Consequentemente a mesma distância para a saída principal do aparelho de som;
  • Sobre altura, instalar o home theater na altura aproximada de um adulto sentado no sofá.

Essa forma de instalação ajuda tanto no aproveitamento do som quanto para não comprometer a visão e audição. Além disso, o aparelho pode ser disposto de maneira que combine com os eletrônicos ou o espaço da sala, criando uma sensação de acolhimento.

3. Compatibilidade dos eletrônicos

Como os modelos divergem e oferecem possibilidade de instalação para um ou mais eletrônicos, é preciso considerar além da logística do ambiente.

Se a instalação for na sala e a maioria dos aparelhos permanecer no mesmo ambiente, o home theater precisa ser pensado com intuito de oferecer ótimas experiências em um filme, em um jogo, para músicas, vídeos ou mesmo karaokê.

Essa compatibilidade evita gastos com outros aparelhos ou necessidade de instalar e desinstalar sempre que alguém quiser aproveitar o home theater, oferecendo maior conforto e praticidade no uso dos eletrônicos.

4. Design interno

Além de oferecer equilíbrio com a imagem, os alto-falantes do home theater podem ser fixados de algumas maneiras, como:

  • Presos em pontos estratégicos para altura ideal;
  • Embutidos na parede;
  • Aparentes e com disposições variadas.

Essa flexibilidade faz com que o design seja aproveitado e aperfeiçoado. Com possibilidade de gerar proporcionalidade entre os lados do ambiente, destaque para determinada parte ou item e, ainda, usar a estética de cada equipamento, aproveitando desde as cores até formatos dos produtos.

A questão sobre como montar o home theater ideal deve abranger principalmente o aproveitamento das funcionalidades do equipamento. Porém, as formas de instalação, sua estética e as possibilidades de combinar com o local também precisam ser consideradas.

O home theater pode ser combinado com as cores do sofá, os moldes da mesa de centro ou mesmo o design da televisão, resultando em uma estética bonita e, ao mesmo tempo, grande conforto e oferecimento do melhor som para a família.

Compartilhe

Dicas para comprar, vender e alugar com inteligência

Insira o seu endereço de email abaixo e receba novidades!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails com ofertas da Plaza? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.