×
Compartilhar Inscreva-se

Conheça 6 vinhos finos para consumir no inverno

O inverno é, sem dúvida, a melhor estação para apreciar vinhos finos. A temporada permite a degustação de bons pratos harmonizados com os rótulos mais apreciados em todo o mundo.

Os dias gelados pedem cardápios quentes e vinhos encorpados como os tintos, pois eles levam uma sensação de calor à boca. Quer saber quais são os vinhos finos mais indicados para o inverno? Acompanhe as dicas a seguir!

 

1. Barolo

Ele é considerado o rei dos vinhos na Itália. O vinho é produzido na região de Piemonte e recebe um método antigo de produção, que o deixa encorpado, intenso e aromático.

O segredo de sucesso o Barolo é o tempo de envelhecimento e o uso da casta exclusiva da uva Nebbiolo. As uvas passam por 3 anos de envelhecimento, sendo que por dois anos elas permanecem em barris de carvalho. Há ainda a opção de deixar a bebida envelhecer por mais cinco anos na vinícola, método que garante a ela o título de “Riserva”.

Os vinhos mais jovens têm como características as notas florais e frutadas, enquanto os com maior tempo de envelhecimento adquirem ainda aromas de couro e especiarias. O Barolo harmoniza muito bem com carnes vermelhas, queijo Parmigiano Reggiano e molhos trufados.

 

2. Brunello di Montalcino

Este também é um dos mais famosos vinhos italianos. A bebida só recebe essa denominação e o certificado DOCG (Denominazione di Origine Controllata e Garantita) quando é produzida na região de Montalcino, que tem o clima e o terroir perfeito para garantir a qualidade das uvas.

O Brunello de Montalcino utiliza uvas Sangiovese Grosso e passa por um longo processo de envelhecimento. Sua coloração é de um vermelho rubi intenso, o aroma é elegante e lembra frutas como framboesa e cereja. O paladar é estruturado e com taninos presentes, permitindo uma combinação perfeita com carnes de caça, ossobuco, queijos fortes e molhos encorpados.

 

3. Château Haut-Brion

É claro que os vinhos franceses não poderiam ficar de fora desta lista. A vinícola Haut-Brion é antiga na região de Bordeaux e tem registros de 1423. Este é considerado o melhor vinho Premier Cru.

A vinícola realiza o plantio de uvas tipo Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc. A proporção de uso dessas uvas varia de acordo com a qualidade das castas.

 

4. Romanée-Conti

A propriedade produtora deste vinho fica localizada na região de Borgonha. O vinho é um dos mais requisitados em todo o mundo devido à sua elegância e suavidade no paladar.

 

5. Quinta da Carvalha Touriga

A bebida é produzida pela Real Companhia Velha que fica situada na região de Douro, em Portugal. A vinícola tem mais de 258 anos de existência e mantém o rigor na produção da bebida.

O vinho apresenta uma coloração vermelho-rubi, aromas frutados e taninos finos, reunindo um grande potencial de guarda.

 

6. Madeira Terrantez

Este é um vinho fino da região de Portugal, sendo considerado uma raridade, pois as videiras de Terrantez não receberam mais incentivos para o plantio. A bebida harmoniza muito bem com pão de nozes, presunto espanhol e pato assado. O Madeira Terrantez é um dos mais exclusivos do país e pode ser encontrado por valores acima dos 5 mil euros.

Neste artigo você conferiu uma lista de vinhos finos ideais para serem consumidos durante o inverno. Agora é só selecionar o preferido e apreciar a bebida com um prato da estação.

Gostou das nossas dicas e quer saber mais sobre gastronomia e os melhores lugares para viajar? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos em seu e-mail!

Compartilhe

Dicas para comprar, vender e alugar com inteligência

Insira o seu endereço de email abaixo e receba novidades!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails com ofertas da Plaza? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.