×
Compartilhar Inscreva-se

Vale a pena investir em um imóvel próprio?

A questão do título passa pela cabeça de muitas pessoas que querem se mudar e encontrar um local mais adequado para si, para o casal ou para a família. Com tantas opções de aluguéis e demais serviços, o imóvel próprio é um ponto que gera dúvidas, mesmo com vantagens em diversas situações.

Assim, o investimento para o imóvel próprio contribui com pontos de diferenciais ao ser comparado com outras formas de contrato. Para ajudar a entender essas vantagens e reafirmar o bom investimento de um imóvel próprio, confira alguns pontos que separamos para você!

1. Investimento pontual

Ao comparar o aluguel com a compra do imóvel próprio, é natural pensar em dois pontos: o tempo de pagamento do aluguel e o valor da compra.

Ambas as questões são difíceis de considerar e devem ser analisadas de acordo com o momento, porém, é indiscutível que o valor da compra será totalmente direcionado para o investimento próprio, que, mesmo com maior valor, excluirá os pagamentos futuros.

Assim, mesmo com uma quantia de investimento maior, o imóvel próprio direciona a economia para os próximos anos, uma desvantagem com o aluguel.

2. Estabilidade financeira

Esse ponto ajuda na estabilidade financeira para os moradores, que podem direcionar os investimentos para outras áreas da vida, ajudando a criar maior segurança nas decisões e momentos do dia a dia.

Afinal, com o imóvel próprio as contas serão direcionadas para as atividades comuns e rotineiras, evitando um prejuízo maior no final do mês.

3. Possíveis ganhos

Outro detalhe muito frisado é a possibilidade de valorização do imóvel. Se a casa ou apartamento for comprado em regiões de fácil acesso, perto de áreas de lazer, próximo de pontos de transporte público ou mesmo de shoppings e grandes centros comerciais, é possível que a área torne-se cada vez mais completa e ampliada, contribuindo com o aumento da precificação do imóvel em eventuais vendas ou locação.

Assim, além de não gastar com parcelas de aluguel, o proprietário pode lucrar por meio do local, ajudando a manter a qualidade de vida.

4. Diversidade entre os imóveis

Ao decidir comprar o imóvel próprio, além de todas as vantagens pela compra em si, é comum que haja uma grande diversidade de opções para o interessado, que pode optar por kitnets, apartamentos, casas, sobrados, lofts e uma série de ambientes adequados para seu momento de vida e futuro.

Além disso, essa questão elimina o medo de procurar e não achar o local ideal. A verdade é que existe uma variedade enorme de imóveis no mercado que podem ser visitadas, escolhidas e conversadas com o proprietário até encontrar um contrato ideal.

5. Local estratégico

Por fim, a diversidade e vantagens do imóvel próprio são completados com o fato de poder escolher locais estratégicos com a compra, considerando desde a possível valorização até a praticidade para o dia a dia, equilibrando a qualidade do local com as vantagens do bairro e região de Chapecó.

Essas considerações devem ser analisadas ao pensar na hora de comprar o imóvel próprio, pesando os pontos positivos, negativos e o momento atual.

Compartilhe

Dicas para comprar, vender e alugar com inteligência

Insira o seu endereço de email abaixo e receba novidades!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails com ofertas da Plaza? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.