×
Compartilhar Inscreva-se

O que levar em consideração na hora de alugar um imóvel

Alugar um imóvel é uma necessidade tão importante quanto realizar uma compra, afinal, o local será um lar nos próximos meses ou anos, uma sensação que deve existir tanto para o locador quanto em familiares ou amigos que vão morar juntos.

Assim, a hora de alugar um imóvel deve ser de total atenção para que o investimento seja adequado, garantindo a permanência em um ambiente de qualidade, compatível com as necessidades dos moradores e sem dores de cabeça pelo aluguel de casas ou apartamentos que apresentem problemas.

Para ajudar nesse processo, separamos 4 principais pontos que devem ser avaliados na hora de alugar um imóvel. Continue lendo e entenda como escolher a melhor locação!

Necessidade dos moradores

Primeiro é preciso considerar as necessidades dos moradores para filtrar as pesquisas. Para isso, liste os principais pontos a serem avaliados, como:

Tamanho e quantidade de cômodos

Alugar um apartamento é diferente da locação de uma casa. Em apartamentos é mais comum o limite de 3 quartos, além de uma área mais compacta sem considerar coberturas, lofts e similares. Em uma casa, há opções de locação em fundo de terreno, casas térreas, sobrados e uma série de outras possibilidades.

Considerar a quantidade de cômodos e tamanhos ajuda a entender como procurar o local na hora de alugar um imóvel. Para isso, converse com os demais moradores e defina qual o tamanho ideal para se morar.

Proximidade de locais estratégicos

Outra questão é a facilidade para realizar as atividades do dia a dia. O aluguel deve contemplar acesso prático ao trabalho, aos trajetos para levar as crianças na escola, fazer compras em supermercados e uma série de necessidades que envolvem transporte.

Assim, a localização deve ser estudada ao escolher, evitando dificuldades na rotina após a mudança.

Preste atenção na estrutura

Em locais mais antigos é comum haver problemas estruturais no sistema hídrico ou elétrico que podem ser “mascarados” por pinturas, pisos refeitos ou troca de móveis. Esses problemas acompanharam os moradores e, provavelmente, exigirão reformas.

Para evitar isso, opte por locais com menos de 10 anos de construção e tente conversar com vizinhos e moradores anteriores que ajudem a formar uma opinião mais verdadeira da estrutura local.

Uma dica é observar a umidade em paredes e armários para identificar se a impermeabilização foi realizada e considerar se há manchas escuras em paredes indicando infiltrações.

Discuta o preço

A média de preço geralmente é definida pelo proprietário logo ao anunciar o imóvel. Porém, ao visitar o local, é possível considerar detalhes que podem diminuir tal valor, como a posição geográfica ou mesmo pequenos problemas que serão corrigidos pelo locatário.

Discutir o preço é uma possibilidade que o proprietário já considera ao oferecer a locação. Assim, ao contar com o corretor como intermédio, é possível chegar a valores mais baixos do que o inicial.

Antes de alugar um imóvel, visite-o mais de uma vez

Uma questão pouco considerada, mas de extrema importância, é a visita ao imóvel mais de uma vez. Com uma segunda ou terceira análise é possível identificar detalhes antes despercebidos que podem influenciar no dia a dia. Como a disposição dos cômodos, o isolamento acústico entre os ambientes, a rede elétrica ou a disponibilidade de tomadas.

Para essa visita, o ideal é ir mais vezes sozinho e também junto com os futuros moradores, oferecendo a oportunidade de cada um apresentar o próprio ponto de vista e excluir possíveis aquisições problemáticas.

Agora que você conhece as dicas para a hora de alugar um imóvel, está mais preparado para a procura? Que tal conhecer algumas possibilidades de imóveis que estão para alugar? Visite nossa página com ótimas oportunidades e encontre o seu imóvel ideal para você e sua família!

Compartilhe

Dicas para comprar, vender e alugar com inteligência

Insira o seu endereço de email abaixo e receba novidades!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails com ofertas da Plaza? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.