×
Compartilhar Inscreva-se

Outubro Rosa reforça o amor próprio e chama a atenção para prevenção do câncer de mama

O mês de outubro costuma ter uma cor especial por uma causa nobre. É momento de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização reforça informações sobre formas de prevenção, destacando o autocuidado e os direitos ao atendimento médico e psicológico de qualidade.

Desde 2010, o governo brasileiro, por meio do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (INCA), integra a mobilização. Nós, da Plaza Imóveis, também estamos nessa luta e vamos ajudá-la com algumas dicas importantes para a prevenção e descoberta em estágio inicial.

 

Por que o diagnóstico precoce é tão importante?

Talvez você não saiba, mas o câncer de mama apresenta sintomas e sinais em seu estágio inicial. Isso é muito importante porque quando descoberto cedo, pode ser tratado há tempo, ou seja, as chances de cura aumentam. Conforme dados do INCA, um em cada três casos pode ser curado quando descoberto no início. Para 2019, as estimativas apontam 59.700 novos casos.

 

Entenda o que é o câncer de mama

O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada de células no local e, esse processo, gera células anormais que se multiplicam e formam um tumor.

Por existir vários tipos da doença, o câncer de mama pode evoluir de diferentes formas. Alguns evoluem rapidamente, outros crescem de forma mais lenta e esses comportamentos diferenciados estão relacionados às características próprias de cada tumor.

Segundo o INCA, o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. O primeiro é o câncer de pele não melanoma.

 

Fatores que aumentam o risco

A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença, pois em média, de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. No entanto, outros aspectos aumentam as chances de desenvolver a doença. Confira alguns fatores de risco:

  • Obesidade e sobrepeso após a menopausa;
  • Primeira menstruação antes de 12 anos;
  • História familiar de câncer de ovário;
  • Sedentarismo;
  • Não ter tido filhos;
  • Casos de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos;
  • Consumo de bebida alcoólica;
  • Primeira gravidez após os 30 anos;
  • História familiar de câncer de mama em homens;
  • Exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X);
  • Alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2.

 

Sinais e sintomas

Cuide-se e conheça seu corpo! Isso facilita a percepção quando há algo diferente. O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais. Na maioria dos casos, isso acontece com a percepção dos seguintes sinais e sintomas:

  • Nódulo (caroço) fixo e normalmente indolor: este sintoma, segundo o INCA, está presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Fique em alerta! Ao perceber qualquer sintoma suspeito nas mamas procure os serviços de saúde para investigação. Além do exame clínico das mamas, exames de imagem podem ser recomendados, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética. A confirmação diagnóstica é feita com a realização da biópsia técnica. O material retirado é analisado pelo patologista para a definição do diagnóstico.

 

 É possível prevenir? Como?

Sim! Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com hábitos saudáveis. A prática de atividade física, alimentação equilibrada, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, amamentar e manter o peso corporal adequado são algumas atitudes essenciais para minimizar riscos de desenvolver a doença. Consultas regulares ao médico e realização de exames também são fundamentais para descobrir qualquer situação anormal o quanto antes.

 

Faça consultas regulares realize os exames

Além de estar consciente sobre o próprio corpo, é fundamental realizar consultas regulares ao médico que solicitará os exames necessários. A mamografia diagnóstica pode ser indicada em qualquer idade e mamografia de rastreamento deve ser feita cada dois anos em mulheres entre 50 e 69 anos. O exame é fundamental para ajudar a identificar o câncer antes mesmo do aparecimento dos sintomas.

Agora é com você! Demonstre seu amor próprio e tome atitudes essenciais para prevenir o câncer de mama e um dia a dia com mais qualidade de vida.

Fonte: INCA

Compartilhe

Dicas para comprar, vender e alugar com inteligência

Insira o seu endereço de email abaixo e receba novidades!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails com ofertas da Plaza? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.