×
Compartilhar Inscreva-se

4 dicas para escolher o melhor imóvel para família em Chapecó

Escolher um novo lar é um misto de sentimentos conflitantes. De um lado, há a saudade do lugar antigo e todas as suas histórias, de outro, a euforia que acompanha novos planos, perspectivas de crescimento e melhorias para o fluxo da vida. 

Quando essa decisão envolve mais de uma pessoa, além dos vários sentimentos e opiniões, a responsabilidade para escolher o melhor imóvel para família em Chapecó é triplicado! Afinal, outras rotinas, gostos e necessidades devem ser considerados.

Para te ajudar a tomar uma das decisões mais importantes, separamos 4 dicas ótimas na hora de pensar em um novo lar. Confira e faça a melhor escolha!

1. Avalie planos e perspectivas

“O plano é aumentar a família? Escolher um imóvel perto do trabalho? Facilitar os deslocamentos do dia a dia? Estar mais próximo de comércios?”

O primeiro passo é criar uma lista de prioridades para escolher imóveis em Chapecó. Essa lista deve considerar a rotina de todos da casa, tentando o máximo possível seguir uma ordem justa.

Para isso, é essencial relembrar o dia a dia de cada um, pontuar as atividades e encontrar alternativas. Se a prioridade for a proximidade do trabalho e da escola das crianças, procure regiões “no meio do caminho”. Entender quais os objetivos principais e possíveis sacrifícios é essencial neste momento.

O importante é criar objetivos palpáveis com a mudança, evitando escolher imóveis que dificultem a vida dos membros da família.

2. Filtre tipos de imóveis

Depois dos objetivos listados e discutidos, é necessário identificar o tipo de imóvel para família em Chapecó. Lembre-se que, atualmente, há outras divisões que vão além casa e apartamento, como:

  • Casas de fundo e/ou casas de frente;
  • Casas térreas;
  • Sobrados, apenas a parte de baixo da casa ou de cima;
  • Coberturas;
  • Apartamentos com números variados por andar;
  • Apartamentos estilo duplex ou triplex;
  • Kitnets e estúdios.

Todas as opções devem ser consideradas com base nos objetivos da mudança e necessidades da família. Afinal, escolher um imóvel pressupõe que, após a mudança, haverá um tempo de permanência da família, transformando o local em um lar.

3. Escolha possíveis regiões

Com o tipo de imóvel definido, já é possível começar a filtrar as buscas de acordo com regiões que facilitem o cumprimento das metas e objetivos.

Separar entre 3 e 5 regiões facilita a procura e direciona tanto sites de busca por imóveis, quanto os próprios corretores, que podem sugerir opções dentro do planejado de acordo com o perfil da família.

Porém, a escolha das regiões também deve considerar pontos essenciais sobre cada área, como:

  • Localização: avaliando se há áreas de risco próximas, avenidas movimentadas, grande fluxo de carros etc.;
  • Comércios: qual proximidade de supermercados, varejos, farmácias, lojas de reparos ou outros serviços úteis para a manutenção do dia a dia;
  • Segurança: é recomendável observar se a região é bem iluminada, se há moradores de rua e se há serviços de vigias 24 horas.

Uma dica extra é conversar com moradores e perguntar a opinião sobre segurança. Melhor do que qualquer um, os moradores poderão indicar atalhos, caminhos mais seguros, pontos que devem ser evitados e oferecer dicas para uma rotina de maior qualidade.

4. Planeje as finanças

Um dos pontos principais: planejar os gastos e investimentos é definidor na hora de escolher o melhor imóvel para família em Chapecó.

É evidente que, em grandes momentos de mudanças, há gastos inescapáveis, que vão desde a compra de móveis novos até reforma do local, pintura, frete e uma série de detalhes que devem ser considerados.

Além do cuidado com gastos momentâneos, é preciso “pesar na balança” e visualizar a diferença entre os gastos anteriores e futuros. Identificando se o orçamento será suficiente para uma vida de qualidade.

As opções de imóveis estão cada vez mais diversas, contribuindo com cada modo de vida, objetivo e perspectivas.

Gostou das dicas? Se quiser acompanhar mais conteúdo e novidades, assine nossa newsletter e fique por dentro!

Compartilhe

Dicas para comprar, vender e alugar com inteligência

Insira o seu endereço de email abaixo e receba novidades!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails com ofertas da Plaza? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.