×
Compartilhar Inscreva-se

5 dicas de decoração para a sala de estar

A decoração tem o poder de transformar qualquer casa ou apartamento em um lar de verdade, a começar pela sala de estar.

Uma sala de estar precisa oferecer conforto e acomodar bem as pessoas para as devidas funções do cômodo. Na maioria das vezes, o foco do ambiente está no sofá e na TV, mas há outros tipos de decoração que vão variar de acordo com o gosto de cada um.

Veja a seguir 5 dicas que separamos para a decoração da sala de estar!

1. Escolha uma função para a sua sala de estar

Pode parecer óbvio que uma sala de estar tenha que ter sofá e TV, mas não é todo mundo que usa o espaço para esse fim.

Portanto, se o ambiente será para ouvir música e receber os amigos, se vai ser uma mini-sala de cinema, um espaço meditativo ou um lugar para ler e se aquecer em frente à lareira, defina isso desde o princípio para facilitar na escolha dos móveis.

2. Pense no conforto

Bom, independentemente da função, toda sala de estar precisa ser confortável. Você pode fazer isso usando poltronas e sofás, mas pode também utilizar futons, almofadas e todos os recursos que quiser.

Uma maneira de oferecer conforto é disponibilizando mais de um local para as pessoas se acomodarem. Cadeiras avulsas ou puffes com estilo mais arrojado podem compor muito bem a sala e ainda trazer o conforto desejado.

3. Use tecidos para deixar o ambiente mais acolhedor

Uma sala com tapetes, cortinas, almofadas e mantas é de fato uma sala de estar. Utilizar tecidos na decoração é uma maneira econômica de dar mais estilo ao ambiente e deixá-lo ainda mais aconchegante.

Como você pode ver na imagem, a mistura de estampas é uma ótima alternativa, mas deve seguir um padrão para não ficar exagerada. O preto e branco é uma escolha interessante que pode ser misturada com tons mais quentes para dar contraste.

4. Brinque com os móveis, texturas e referências

Hoje é muito comum encontrar um móvel retrô em uma decoração super moderna. Assim como o rústico pode ser equilibrado com elementos mais clean. Uma característica atual é a possibilidade de inovar na decoração, brincando com referências e texturas diferentes nos móveis.

Madeira, alumínio, acrílico, palha, vime, são muitos os materiais possíveis para criar a sua própria combinação e deixar uma identidade própria na decoração.

5. Invista em luminárias e cortinas

A iluminação serve para arrematar a decoração, fechando com chave de ouro essas dicas. Para isso, cortina e as luminárias são itens indispensáveis para controlar a luz e escolher como será a iluminação para cada ocasião.

Além disso, elas servem para criar pontos de luz em objetos decorativos, destacar ou esconder detalhes. A decoração da sala de estar deve aliar beleza, conforto e praticidade para proporcionar momentos de prazer.

Gostou das dicas? Inscreva-se em nossa newsletter para receber mais conteúdos interessantes!

Compartilhe

Dicas para comprar, vender e alugar com inteligência

Insira o seu endereço de email abaixo e receba novidades!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails com ofertas da Plaza? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.