×
Compartilhar Inscreva-se

Acerte em cheio na compra do primeiro imóvel

A compra do primeiro imóvel é um momento único na vida e deve ser marcado por um sentimento de realização, com a certeza de que foi a melhor escolha entre as demais.

Para que isso se torne realidade, é preciso saber avaliar criteriosamente um imóvel. Assim, ao fechar o negócio o novo proprietário estará seguro de que fez um ótimo investimento.

Agora, você vai saber que erros não cometer nesse momento e qual é o melhor caminho para fazer uma escolha acertada. Leia até o fim e vá em frente na sua meta do primeiro imóvel!

Cuidado com a ansiedade

Sabemos que é difícil conter a ansiedade nestas horas, mas por ser para muitos uma escolha para a vida toda, ela deve ser feita com paciência e calma. Afinal, tempo não vai faltar para curtir a nova casa!

Quando você decide que está na hora de investir o seu dinheiro no primeiro imóvel, é preciso pensar nessa decisão de forma estratégica. Assim, você vai conseguir o que quer da maneira que pode, sem enfrentar dificuldades e surpresas desagradáveis.

Diante disso, as etapas que antecedem a escolha são:

  • acompanhar o mercado imobiliário;
  • pesquisar bastante o tipo de imóvel desejado (internet e visitas);
  • avaliar o preço do m² nas regiões que você gostaria de morar;
  • entrar em contato com empresas reconhecidas do ramo de imóveis.

Como você pode ver, há um planejamento por trás desses passos, o que não se encaixa com ansiedade e impaciência.

Escolha com os dois pés no chão

Muita gente esquece de que sonhar é importante, mas para realizar um sonho é preciso manter os pés no chão.

Depois de pesquisar bastante e ter opções concretas, é preciso pisar no freio mais uma vez. Escolher um imóvel com os dois pés no chão é avaliar o seu presente e as possibilidades concretas que você tem.

Isso significa que você deve ter cuidado com a emoção para que não faça escolhas que não sejam realmente compatíveis com as suas necessidades. Isso vale para vários aspectos como valor do imóvel, tamanho, localização, segurança.

Você pode sonhar em morar afastado dos centros urbanos, por exemplo, mas precisa saber quanto isso vai te custar em tempo e dinheiro. Afinal, se for preciso se locomover diariamente para grandes distâncias isso pode se tornar um problema ao longo dos anos.

Coloque no papel todos os custos extras do imóvel

Além do custo do imóvel em si, que pode estar dentro do que você esperava, é preciso saber com precisão os valores extras envolvidos com a compra.

Isso inclui impostos como o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) e o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), além das taxas como condomínio ou dos gastos internos mesmo com o apartamento ou casa.

Para que a compra do primeiro imóvel não se transforme numa cilada no futuro e continue sendo sempre uma escolha que faz bem a você e à sua família, siga esses passos na hora de tomar essa decisão.

Inscreva-se na nossa newsletter para ler outros conteúdos como esse. Garantimos que o seu olhar para o mercado imobiliário vai mudar depois disso!

Compartilhe

Dicas para comprar, vender e alugar com inteligência

Insira o seu endereço de email abaixo e receba novidades!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails com ofertas da Plaza? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.