×
Compartilhar Inscreva-se

Como adaptar seu lar para a chegada de um filho | Plaza Imóveis, Imobiliária em Chapecó, SC

Qualquer pessoa que tenha crianças em casa conhece o poder que têm de mudar a ordem do seu ambiente. Mas o que os futuros casais ou pais solteiros não sabem é quanto cuidado essas mudanças exigirão.
A reestruturação é sempre possível, com ou sem a famosa reforma, também existe a opção de mudar para uma nova casa ou apartamento, mas sempre há ajustes a serem feitos, pois o maior desejo dos pais é que os filhos cresçam saudáveis ​​e felizes em um ambiente confortável e aconchegante. 

Nesse momento, a segurança é a maior aliada da família na concretização destes sonhos. Uma casa é um refúgio em muitos aspectos, mas se não for bem conservada pode ser uma fonte de acidentes para as crianças. 

A importância dessas medidas pode ser avaliada com base em dados. De acordo com a Academia Brasileira de Pediatria, ocorrem cerca de 200 mil acidentes domésticos envolvendo crianças a cada ano no Brasil, como queimaduras, quedas e afogamentos. Durante as férias escolares, a taxa aumentou 25%.

Segundo a arquiteta Naila Tumelero, com 15 anos de experiência na área, pontua dois pontos bem importantes a serem analisados no momento da adaptação da casa para a chegada do filho, um deles chamado de Pontos de Perigo. O primeiro passo é observar todos os cantos da casa, sendo eles visíveis e também os que estão escondidos.


Existem vários meios para ter cuidado na sua casa ou apartamento, sendo eles:
– Telas de proteção em todas as janelas do imóvel.
– Guardar fios e cabos, sendo eles elétricos ou até mesmo aqueles fios de persiana, qie podem causar sufocamento na criança.
– Móveis próximos a janelas parecem inofensivos, mas podem ser uma armadilha de escalada aos pequenos .
– Até mesmo os tapetes precisam ser fixados no chão para evitar possíveis escorregões.
– Cuidados com tomadas, quina, gavetas, hoje em dia existem vários utensílios que auxiliam com os cuidados desses detalhes.

Por outro lado, temos a parte lúdica do infantil, a chamada Arquitetura Montessoriana, que é inspirada no método Montessori e visa criar um ambiente que promova o desenvolvimento natural e a autonomia das crianças. A arquiteta menciona a importância de transformar os espaços que a criança vive em um mundo do tamanho dela, são detalhes como mesas que se adaptam ao crescimento da criança, interruptores mais baixos para dar a autonomia de ligar e desligar as luzes e até mesmo cabides na altura da criança para incentivar a escolha do pequeno.


Com base nisso, te apresento agora alguns projetos pensados e desenvolvidos pela Tumelero Arquitetura


A adaptação de toda a casa para a criança, aos poucos eles vão entendendo, mas no momento da descoberta é necessário proteger o máximo possível, como por exemplo, se seu filho gosta de abrir uma gaveta em especial onde possui medicamentos, uma opção pode ser retirar os objetos que podem causar riscos ao pequeno e colocar algo mais interativo para ela, brinquedos é uma ótima opção

É importante lembrar que a parte de adaptações para crianças é passageiro, pois aos poucos eles crescem e conseguem desenvolver as habilidades de entender sobre a noção de segurança e perigo. As crianças são mais vulneráveis ​​fisicamente, assumem mais riscos e desenvolvem competências em relação aos perigos que as rodeiam. Portanto, é importante ajustar o ambiente para garantir a segurança. Conhecer a personalidade e o desenvolvimento único de cada criança também é uma boa forma de mantê-la segura, os pais também podem citar os acidentes mais frequentes como vilões que a criança teve que superar para tornar o tempo mais interessante.
A ideia é informar as crianças e não assustá-las, pois a criança entende que a casa dela é o mundo dela.

Compartilhe

Dicas para comprar, vender e alugar com inteligência

Insira o seu endereço de email abaixo e receba novidades!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails com ofertas da Plaza? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.