Ter uma casa ou apartamento bem organizado, com decoração de acordo com o gosto dos moradores, ambientes acolhedores e uma composição agradável é um ótimo meio de manter a qualidade do dia a dia, ajudando a melhorar a rotina e inescapável correria.
Porém, mesmo com o local do jeitinho de cada morador, preparar o ambiente para receber um bichinho de estimação é uma felicidade extrema, sendo o ponto que faltava para uma rotina mais feliz.
Para lidar com animais em apartamento, é necessário preparar o local para uma boa recepção e, ainda, manter o ambiente confortável para a família, não é mesmo? Por isso, separamos algumas dicas sobre como preparar o local para o pet e equilibrar a convivência com todos, aproveitando os bons momentos que o animal de estimação proporciona. Confira!
Adapte sua casa para receber o animal
Pense nas necessidades e possíveis atitudes do animal, considerando que, muitas vezes, o bichinho age como uma criança, totalmente por instinto, impulso e sem pensar.
Assim, é necessário adaptar o ambiente para o pet viver feliz e seguro, com dicas para animais em apartamento, como:
Cozinha, lavanderia e banheiro
- Trave portas que fiquem na altura do animal, como armários e despensas. É comum o bichinho ser curioso e explorar todos os cantos da casa, assim, o recomendado é comprar travas de criança e instalar nos móveis;
- Deixe latas de lixo em armários ou cobertas, evitando que o pet revire o lixo e cause bagunça desnecessária;
- Verifique os espaços entre eletrodomésticos e a parede, por exemplo. O animal de estimação, se muito pequeno, pode se esconder nos cantos e causar acidentes caso os equipamentos sejam ligados;
- Esconda produtos de limpeza, fios expostos e invólucros que possam ser mastigados e machucar o bichinho.
Sala e quartos
- Pense que os fios da televisão, som, abajur ou mesmo videogame são ótimos atrativos para as mordidas dos bichinhos. Assim, esconda todos eles com canaletas ou posicione-os longe do alcance do animal de estimação;
- Objetos decorativos, brinquedos, CDs, DVDs e itens pequenos devem ser guardados dentro de um armário, evitando que o animal engula ou mastigue as peças, o mesmo vale para vasos de planta;
- Instale telas protetoras em caso de animais em apartamento, evitando acidentes graves ou fatais;
- Pense nos produtos que estão em constante contato com o animal, como carpetes ou tapetes. É preciso pesquisar quais as melhores escolhas para tais peças, excluindo a possibilidade de prejudicar a saúde do bichinho pela respiração, contato ou mesmo possível ingestão.
Construa uma rotina saudável para o pet
Além dessas dicas, um ponto muito importante ao ter animais em apartamento é equilibrar o ambiente com a rotina saudável para o crescimento e rotina do pet.
O ideal é pensar no porte do animal de estimação e o espaço disponível. Assim, para animais em apartamento por exemplo, o indicado é ter cachorros de porte pequeno, gatos, roedores ou similares, evitando que o pet seja prejudicado pela falta de espaço, causando estresse ou mesmo depressão.
Além disso, é necessário pensar em horários para passeios, brinquedos adequados e materiais de apoio, como panos impermeáveis para o xixi, tipos de ração saudáveis e coleiras adaptadas para o animal.
Esse conjunto promete manter uma rotina feliz tanto para o animal de estimação quanto para a família, aumentando o contentamento e satisfação com o ambiente e o dia a dia.