Um blog sobre o mercado imobiliário de Chapecó

Onde especialistas dão dicas para comprar, vender e alugar com inteligência

Os riscos de comprar imóveis direto com o proprietário

Os riscos de comprar imóveis direto com o proprietário

Comprar uma casa ou apartamento é um dos processos mais caros, detalhados e importantes na vida de uma pessoa ou uma família inteira!

A compra envolve desde inúmeras pesquisas e visitas para achar o imóvel até processos posteriores, como a negociação, definição das formas de pagamento e documentação. Ou seja, tarefas complexas e estressantes se não forem feitas com atenção e ajuda de especialistas.

Nesse meio tempo, muitas pessoas desinformadas buscam comprar imóveis direto com o proprietário, seja por conta da suposta diminuição de processos burocráticos que imagina ocorrer ou pela falta de comissão direcionada para a imobiliária e corretor.

Porém, não se engane! A compra de imóveis direto com o proprietário pode resultar em muitas dores de cabeça ao final do processo, com riscos que podem atrapalhar todo o encanto de conseguir “a casa dos sonhos”

Separamos alguns riscos comuns nesse processo para te ajudar a ficar atento. Confira e não caia nessa!

1. Informações do imóvel

Com o processo de comprar imóveis direto com o proprietário, o adquirente pode partir de informações que não condizem com a realidade. É comum que a venda intermediada por imobiliárias seja possível somente após aprovação de documentos do vendedor e do imóvel em si, garantindo que o local realmente está em condições de partir da média de preço exigida ou mesmo que os problemas de infraestrutura sejam descritos previamente.

A compra direta é um “escape” para essas comprovações, gerando possíveis problemáticas ao comprador, como:

  • Má avaliação do imóvel, que pode apresentar erros e possíveis problemas como infiltração, permanência em terreno ilegal, má estruturação elétrica e uma série de “detalhes” que, ao finalizar a venda, tornam-se responsabilidade do novo proprietário;
  • Precificação mais alta do que a média de preço, gerando investimento desnecessário para o comprador;
  • Riscos de cair em golpes com imóveis fantasmas ou compras de locais totalmente diferentes da descrição oferecida pelo primeiro dono.

2. Avaliação do preço e dívidas “escondidas”

As imobiliárias são responsáveis por duas questões principais que envolvem precificação:

1. Evitar que os imóveis fiquem parados em consequência do preço alto que pode ser definido pelo proprietário;
2. Excluir a possibilidade de o comprador pagar mais do que o necessário.

Toda a negociação sobre o valor final pode ser intermediada pela imobiliária a partir das exigências de ambos os lados. Além disso, o trabalho dos corretores garante uma avaliação justa do imóvel, ajudando todos.

Uma última questão sobre o preço do imóvel é a possibilidade de dívidas que acompanham a venda. Alguns locais, por exemplo, são vendidos com dívida de IPTU em mais de 50% do valor total do imóvel, aumentando muito a precificação final.

Essas dívidas muitas vezes não são expostas ao realizar a compra de imóveis direto com o proprietário. Na maioria dos casos, são descobertas apenas depois de fechar a negociação, comprometendo legalmente o novo proprietário.

3. Documentação necessária

A necessidade de um mediador não garante apenas conhecimento de detalhes do imóvel, mas informações legais que devem ser avaliadas:

  • Certidão Negativa de Débitos Previdenciários e Trabalhista;
  • Certidão de débito do IPTU;
  • Certidão de Distribuidor Cível;
  • Certidão Negativa da Justiça Federal;
  • Certidão de Distribuidor Trabalhista;
  • Certidão de Registro de Imóveis;
  • Certidão de débito do condomínio.

Todos esses documentos podem ser fraudados por pessoas de má fé, durante o processo de comprar imóveis direto com o proprietário. Por isso, um dos grandes papéis do corretor é analisar as informações e garantir que há integridade para uma venda ideal.

Com todas essas questões, é recomendável contar com uma imobiliária de excelência e confiável, que acompanhe todo o processo de compra e resolva questões burocráticas para que a transação seja rápida, simples e que não apresente problemas posteriores ao comprar imóveis, garantindo que a escolha dos sonhos não se torne um pesadelo.

O que achou das informações? Gostou de saber um pouco mais sobre os riscos de uma compra direta? Se quiser ver mais conteúdo ou mesmo oportunidades de compra e venda, confira o site da Plaza Imóveis e veja o que mais separamos para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *