Um blog sobre o mercado imobiliário de Chapecó

Onde especialistas dão dicas para comprar, vender e alugar com inteligência

Os riscos de comprar imóveis direto com o proprietário

Os riscos de comprar imóveis direto com o proprietário

Está pensando em comprar uma casa ou apartamento e vai negociar direto com o proprietário? Saiba que isso pode se tornar uma grande dor de cabeça para você!

O imóvel próprio é o sonho de muita gente, mas a sua aquisição deve ser feita tomando todos os cuidados e precauções.

A compra envolve desde inúmeras pesquisas e visitas para achar o imóvel até processos posteriores, como a negociação, definição das formas de pagamento e documentação. Ou seja, tarefas complexas e estressantes se não forem feitas com atenção e ajuda de especialistas.

É comum que muitas pessoas desinformadas busquem comprar imóveis direto com o proprietário, seja por conta da suposta diminuição de processos burocráticos que imagina ocorrer ou pela falta de comissão direcionada para a imobiliária e corretor.

Porém, não se engane! A compra de imóveis direto com o proprietário pode resultar em muitas dores de cabeça ao final do processo, com riscos que podem atrapalhar todo o encanto de conseguir “a casa dos sonhos”.

Ou seja, o que pode parecer uma facilidade ou uma economia de tempo e dinheiro pode, na verdade, se tornar um grande problema lá na frente. Afinal, você vai estar com o imóvel e vai ter que arcar com todos os problemas que ‘de repente’ possam aparecer.

Separamos alguns riscos comuns da negociação direta com o proprietário para te ajudar a ficar atento.

Confira e não caia nessa!

Perigos de comprar um imóvel direto com o proprietário

1. Informações falsas do imóvel

No processo de comprar imóveis direto com o proprietário, o adquirente pode receber informações que não condizem com a realidade atual do apartamento ou casa.

Na hora da visita ao imóvel e da negociação, tudo pode parecer muito bem, mas, depois que você estiver instalado, podem surgir algumas coisas que não foram citados pelo ex-proprietário na hora da venda – e aí está o primeiro problema.

É comum que a venda intermediada por imobiliárias seja possível somente após aprovação de documentos do vendedor e do imóvel em si, garantindo que o local realmente está nas condições que o proprietário diz, vale o quanto foi avaliado ou mesmo que os problemas de infraestrutura sejam descritos previamente.

A compra direta é um “escape” para essas comprovações, gerando possíveis problemáticas ao comprador, como:

  • Má avaliação do imóvel, que pode apresentar erros e possíveis problemas como infiltração, permanência em terreno ilegal, má estruturação elétrica e uma série de “detalhes” que, ao finalizar a venda, tornam-se responsabilidade do novo proprietário;
  • Precificação mais alta do que a média de preço, gerando investimento desnecessário para o comprador;
  • Riscos de cair em golpes com imóveis fantasmas ou compras de locais totalmente diferentes da descrição oferecida pelo primeiro dono.

2. Avaliação do preço e dívidas “escondidas”

As imobiliárias são responsáveis por duas questões principais que envolvem precificação:

1. Evitar que os imóveis fiquem parados em consequência do preço alto que pode ser definido pelo proprietário;
2. Excluir a possibilidade de o comprador pagar mais do que o necessário.

Toda a negociação sobre o valor final pode ser intermediada pela imobiliária a partir das exigências de ambos os lados. Além disso, o trabalho dos corretores garante uma avaliação justa do imóvel, ajudando todos.

Uma última questão sobre o preço do imóvel é a possibilidade de dívidas que acompanham a venda. Alguns locais, por exemplo, são vendidos com dívida de IPTU em mais de 50% do valor total do imóvel, aumentando muito a precificação final.

Essas dívidas muitas vezes não são expostas ao realizar a compra de imóveis direto com o proprietário. Na maioria dos casos, são descobertas apenas depois de fechar a negociação, comprometendo legalmente o novo proprietário.

3. Documentação necessária

A necessidade de um mediador não garante apenas conhecimento de detalhes do imóvel, mas informações legais que devem ser avaliadas no processo de compra:

  • Certidão Negativa de Débitos Previdenciários e Trabalhista;
  • Certidão de débito do IPTU;
  • Certidão de Distribuidor Cível;
  • Certidão Negativa da Justiça Federal;
  • Certidão de Distribuidor Trabalhista;
  • Certidão de Registro de Imóveis;
  • Certidão de débito do condomínio.

Toda a documentação pode ser fraudada por pessoas de má fé, durante o processo de comprar imóveis direto com o proprietário. Por isso, um dos grandes papéis do corretor é analisar as informações e garantir que há integridade para uma venda ideal.

Só assim você terá a certeza de que está comprando o imóvel ideal, nas melhores condições de valor final e com tudo em dia.

Garanta sua segurança

Comprar um imóvel direto com o proprietário pode ser uma grande furada, como vimos acima. Na hora de adquirir uma casa ou apartamento, é importante contar com uma equipe especializada que vai apontar para você exatamente o que você está comprando, sem camuflar problemas ou pontos a serem resolvidos.

Assim, você não só faz uma compra certa para você e a família, mas valoriza seu dinheiro, já que realiza a transação sabendo se o imóvel em questão precisa de reformas ou não, apresenta algum problema grave e quanto você vai precisar investir – além do valor do imóvel – para resolver essas questões.

É altamente recomendável contar com uma imobiliária confiável e de excelência, que acompanhe todo o processo de compra e resolva questões burocráticas para que a transação seja rápida, simples e que não apresente problemas posteriores ao comprar imóveis, garantindo que a escolha dos sonhos não se torne um pesadelo.

O que só a Plaza faz por você

Aqui na Plaza nós temos muitas opções de imóveis à disposição e um time de especialistas para te atender e encontrar a casa ou apartamento que mais combina com você e que caiba no seu orçamento.

Além disso, contamos com uma assessoria jurídica que vai auxiliar na hora da documentação e do trâmite legal. Isso garante segurança para você, que está comprando um imóvel, mas também para quem está vendendo.

Aqui você nunca vai fazer um mau negócio!

Gostou de saber um pouco mais sobre os riscos de uma compra direta?

Se quiser ver mais conteúdo ou mesmo oportunidades de compra e venda, confira o site da Plaza Imóveis e veja os imóveis disponíveis para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *