×
Compartilhar Inscreva-se

Os riscos de comprar imóveis direto com o proprietário | Plaza Imóveis, Imobiliária em Chapecó, SC 

Está pensando em comprar uma casa ou apartamento e vai negociar direto com o proprietário? Saiba que isso pode se tornar uma grande dor de cabeça para você! Mas se mesmo assim quiser arriscar, você sabe como comprar um imóvel direto com o proprietário?

Em um primeiro momento se faz uma busca em sites da internet, chama o proprietário do imóvel para uma conversa e iniciam-se as negociações de compra e venda. Esse é basicamente o trajeto escolhido por muitas pessoas.

Porém você deve ficar atento a alguns riscos. Mas quais seriam os riscos na compra de um imóvel? Alguns acreditam que é um “bom” negócio, mas na verdade os problemas aparecem depois.

Continue a leitura para saber quais são alguns dos problemas que você pode enfrentar ao realizar uma compra de imóvel sem ajuda de um profissional!

Mas o que fazer para não ser enganado na hora da compra de um imóvel? A resposta é bem simples! Procurar ajuda de um corretor de imóveis para não cair numa cilada.

Quais os cuidados que eu devo ter na compra de um imóvel?

A compra envolve muitos processos, desde pesquisas e visitas para achar o imóvel até processos posteriores. Além, é claro, de como será feita a negociação, as definições das formas de pagamento e toda documentação. Ou seja, tarefas complexas e estressantes se não forem feitas com atenção e ajuda de especialistas.

Mas além disso, é importante saber que:

  • O vendedor pode não ser o proprietário;
  • Você pode pagar mais caro pelo imóvel;
  • Existe o risco de comprar um imóvel inadequado;
  • Você pode ter problemas com o proprietário;
  • Dificuldades com a documentação do bem;
  • Existência de dívidas antigas;
  • Problemas com a manutenção do imóvel;
  • Ocorrência de golpes;
  • Dentre outros.

Porém, é bem comum que pessoas desinformadas busquem comprar imóveis diretamente com o proprietário, seja por conta da suposta diminuição de processos burocráticos que imaginam ocorrer ou pela falta de comissão direcionada para a imobiliária e corretor.

Porém, não se engane!

O que pode parecer uma facilidade ou uma economia de tempo e dinheiro pode, na verdade, se tornar um grande problema. Afinal, você vai estar com o imóvel e vai ter que arcar com todos os problemas que ‘de repente’ possam aparecer.

Separamos alguns riscos comuns da negociação direta com o proprietário para te ajudar a ficar atento.

Confira e não caia nessa!

Perigos de comprar um imóvel direto com o proprietário

1. Informações falsas do imóvel

No processo de comprar imóveis direto com o proprietário, o adquirente pode receber informações que não condizem com a realidade atual do apartamento ou casa.

Na hora da visita ao imóvel e da negociação, tudo pode parecer muito bem, mas, depois que você estiver instalado, podem surgir algumas coisas que não foram citadas pelo ex-proprietário na hora da venda – e aí está o primeiro problema.

É comum que a venda intermediada por imobiliárias seja possível somente após aprovação de documentos do vendedor e do imóvel em si, garantindo que o local realmente esteja nas condições que o proprietário diz, vale o quanto foi avaliado ou mesmo que os problemas de infraestrutura sejam descritos previamente.

A compra direta é um “escape” para essas comprovações, gerando possíveis problemáticas ao comprador, como:

  • Má avaliação do imóvel, que pode apresentar erros e possíveis problemas como infiltração, permanência em terreno ilegal, má estruturação elétrica e uma série de “detalhes” que, ao finalizar a venda, tornam-se responsabilidade do novo proprietário;
  • Precificação mais alta do que a média de preço, gerando investimento desnecessário para o comprador;
  • Riscos de cair em golpes com imóveis fantasmas ou compras de locais totalmente diferentes da descrição oferecida pelo primeiro dono.

2. Ocorrência de golpes imobiliários

Em todos os ramos existem pessoas mal-intencionadas e o segmento imobiliário, por girar altas quantias em dinheiro, é alvo desse tipo de indivíduos. 

Os golpistas se passam por proprietários e comercializam um imóvel que não é permitido ser vendido judicialmente. Por isso, o comprador deve ficar atento aos seguintes fatores:

  • Solicitação de depósitos antecipados;
  • Documentação;
  • Localização errada.

O recomendado é sempre procurar por uma imobiliária para auxiliar no processo de compra, pois profissionais competentes oferecerão todo suporte necessário para que a transação seja segura.

3. Avaliação do preço e dívidas “escondidas”

As imobiliárias são responsáveis por duas questões principais que envolvem precificação:

1. Evitar que os imóveis fiquem parados em consequência do preço alto que pode ser definido pelo proprietário;

2. Excluir a possibilidade de o comprador pagar mais do que o necessário.

Toda a negociação sobre o valor final pode ser intermediada pela imobiliária a partir das exigências de ambos os lados. Além disso, o trabalho dos corretores garante uma avaliação justa do imóvel, ajudando todos.

Uma última questão sobre o preço do imóvel é a possibilidade de dívidas que acompanham a venda. Alguns locais, por exemplo, são vendidos com dívida de IPTU em mais de 50% do valor total do imóvel, aumentando muito a precificação final.

Essas dívidas muitas vezes não são expostas ao realizar a compra de imóveis direto com o proprietário. Na maioria dos casos, são descobertas apenas depois de fechar a negociação, comprometendo legalmente o novo proprietário.

4. Documentação necessária

A necessidade de um mediador não garante apenas conhecimento de detalhes do imóvel, mas informações legais que devem ser avaliadas no processo de compra:

  • Certidão Negativa de Débitos Previdenciários e Trabalhista;
  • Certidão de débito do IPTU;
  • Certidão de Distribuidor Cível;
  • Certidão Negativa da Justiça Federal;
  • Certidão de Distribuidor Trabalhista;
  • Certidão de Registro de Imóveis;
  • Certidão de débito do condomínio.

Toda a documentação pode ser fraudada por pessoas de má fé, durante o processo de comprar imóveis direto com o proprietário. Por isso, um dos grandes papéis do corretor é analisar as informações e garantir que há integridade para uma venda ideal.

Só assim você terá a certeza de que está comprando o imóvel ideal, nas melhores condições de valor final e com tudo em dia.

Garanta sua segurança

Comprar um imóvel direto com o proprietário pode ser uma grande furada, como vimos acima. Na hora de adquirir uma casa ou apartamento, é importante contar com uma equipe especializada que vai apontar para você exatamente o que você está comprando, sem camuflar problemas ou pontos a serem resolvidos.

Assim, você não só faz uma compra certa para você e a família, mas valoriza seu dinheiro, já que realiza a transação sabendo se o imóvel em questão precisa de reformas ou não, apresenta algum problema grave e quanto você vai precisar investir – além do valor do imóvel – para resolver essas questões.

É altamente recomendável contar com uma imobiliária confiável e de excelência, que acompanhe todo o processo de compra e resolva questões burocráticas para que a transação seja rápida, simples e que não apresente problemas posteriores ao comprar imóveis, garantindo que a escolha dos sonhos não se torne um pesadelo.

O que só a Plaza faz por você

Aqui na Plaza nós temos muitas opções de imóveis à disposição e um time de especialistas para te atender e encontrar a casa ou apartamento que mais combina com você e que caiba no seu orçamento.

Além disso, contamos com uma assessoria jurídica que vai auxiliar na hora da documentação e do trâmite legal. Isso garante segurança para você, que está comprando um imóvel, mas também para quem está vendendo.

Aqui você nunca vai fazer um mau negócio!

Gostou de saber um pouco mais sobre os riscos de uma compra direta?

Se quiser ver mais conteúdo ou mesmo oportunidades de compra e venda, confira o site da Plaza Imóveis e veja os imóveis disponíveis para você!

Compartilhe

Dicas para comprar, vender e alugar com inteligência

Insira o seu endereço de email abaixo e receba novidades!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails com ofertas da Plaza? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.