×
Compartilhar Inscreva-se

Kitnet ou apartamento: Entenda as diferenças e escolha o ideal para suas necessidades | Plaza Imóveis, Imobiliária em Chapecó, SC

Kitnet ou apartamento: Entenda as diferenças e escolha o ideal para suas necessidades

Apesar de usarmos os termos como sinônimos muitas vezes, kitnet e apartamento são diferentes e, portanto, têm características específicas de cada um. 

O que define qual o melhor para você são as suas necessidades. Ou seja: é preciso entender a sua realidade para escolher se a melhor opção é uma kitnet ou um apartamento. 

Vem com a gente esclarecer esse assunto e ficar informado para escolher o imóvel ideal para você!

O que é uma kitnet?

Uma kitnet é basicamente um tipo de apartamento super compacto. O nome vem de “kit” porque geralmente é como se fosse um kit completo de moradia em um espaço bem pequeno.

Suas principais características e vantagens são as seguintes: 

  • Compacta: uma kitnet geralmente tem tudo em um único espaço ou em poucas divisões – cama, cozinha, banheiro, sala de estar, tudo junto!
  • Econômica: como é pequena, costuma ser mais barata do que apartamentos maiores.
  • Facilidade de limpeza: por ser menor, é mais fácil de limpar e manter arrumada.
  • Localização: muitas vezes estão localizadas em áreas urbanas centrais, o que pode ser conveniente para quem quer estar perto do trabalho ou de atividades urbanas.

Alguns pontos, no entanto, merecem atenção para quem optar por comprar uma kitnet:

  • Espaço limitado: é pequena, então você pode se sentir um pouco apertado e ter menos espaço para suas coisas.
  • Privacidade: como tudo está em um único espaço, pode ser difícil ter privacidade, especialmente se você tem visitantes frequentes.
  • Barulho: por estar em prédios geralmente menores e mais antigos, pode haver mais barulho dos vizinhos.

Em geral, as kitnets acabam sendo uma escolha para quem está iniciando a vida, principalmente estudantes universitários. É uma opção que atende às necessidades nessa fase da vida, sem comprometer o orçamento. 

O que é um apartamento?

O apartamento, por sua vez, é maior e possui divisões internas. Apesar de ser parte de um edifício, apartamentos podem ser bastante grandes, oferecendo espaço de sobra para seus moradores. 

Podemos destacar alguns pontos em relação aos apartamentos:

  • Espaço dividido: cada apartamento é uma unidade separada, com sua própria área de estar, quartos, banheiros e cozinha.
  • Compartilhamento de espaços comuns: normalmente, os moradores compartilham áreas comuns como corredores, halls de entrada, elevadores e, às vezes, áreas de lazer como piscina ou academia.
  • Facilidade de manutenção: um dos pontos que mais atraem moradores para apartamentos é a facilidade de limpeza e organização em relação a casas, por exemplo.
  • Segurança: sem dúvidas, o fator segurança também é um atrativo quando o assunto é apartamento. Por serem altos, dificultam o acesso, aumentando a tranquilidade dos moradores.

Outros pontos de atenção também devem ser considerados ao pensar em comprar um apartamento:

  • Vizinhança próxima: você está vivendo bem pertinho dos seus vizinhos, então pode haver mais barulho e menos privacidade do que em uma casa.
  • Taxas de condomínio: em muitos prédios, os moradores têm que pagar uma taxa mensal para cobrir despesas como manutenção e serviços compartilhados.
  • Restrições de espaço: você pode não ter tanto espaço ao ar livre quanto em uma casa, especialmente se não houver áreas verdes compartilhadas.

Kitnet ou apartamento: Como escolher o ideal para suas necessidades

Com essa análise prévia de cada opção, torna-se um pouco mais fácil saber qual a melhor opção para você: kitnet ou apartamento. Mas, se você precisa de mais informações para se sentir seguro nessa decisão, acompanhe a seguir outros pontos importantes. 

Espaço disponível

Comece pensando no quanto de espaço você realmente precisa. Se você gosta de ter bastante espaço e não se importa de pagar um pouco mais por isso, talvez um apartamento maior seja melhor. Mas, se você é do tipo que não precisa de muito espaço e quer economizar, uma kitnet pode ser suficiente.

Orçamento

Claro, o preço é um fator importante! As kitnets geralmente são mais baratas do que apartamentos maiores, então se você está com o orçamento apertado, pode ser uma boa opção. Mas, lembre-se de considerar também as taxas de condomínio, que podem variar bastante.

Localização

Pense no lugar onde você quer morar. Às vezes, as kitnets estão em áreas mais centrais e movimentadas das cidades, enquanto apartamentos maiores podem estar um pouco mais afastados. Decida o que é mais importante para você: estar perto do trabalho e das atividades urbanas ou ter um pouco mais de tranquilidade em uma área mais residencial.

comprar apartamento

Estilo de vida 

Considere o seu estilo de vida e suas preferências pessoais. Se você gosta de ter privacidade e espaço para receber visitas, um apartamento maior pode ser mais adequado. Se você não se importa de ter menos espaço e prioriza a praticidade e a economia, uma kitnet pode ser a escolha certa.

Comodidades

Pense também nas comodidades que são importantes para você. Muitos prédios de apartamentos oferecem áreas comuns como piscina, academia e áreas de lazer, enquanto kitnets podem não ter tantas opções.

Plano para o futuro

Por fim, pense no seu plano para o futuro. Se você está pensando em morar sozinho por um curto período de tempo, uma kitnet pode ser uma escolha temporária e econômica. Já se você está planejando morar em um lugar por mais tempo – e, mais importante – se pretende ampliar a família, pode ser que um apartamento maior seja mais confortável a longo prazo.

Kitnet ou apartamento: com a Plaza, você faz um bom negócio!

Independente da sua escolha, a Plaza tem opções para alugar e para comprar de imóveis em empreendimentos que atendem exatamente o que você busca. 

Que tal chamar nossa equipe e bater um papo sem compromisso para conhecer as opções que temos a sua disposição? 

Com a Plaza, você tá em casa: entre em contato e converse com a gente!

Compartilhe

Dicas para comprar, vender e alugar com inteligência

Insira o seu endereço de email abaixo e receba novidades!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails com ofertas da Plaza? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.