×
Compartilhar Inscreva-se

O que é melhor: alugar ou financiar um imóvel?

Quem não tem capital precisa recorrer ao aluguel ou financiamento. Mas a dúvida sobre alugar ou financiar um imóvel é algo que persegue muitas pessoas. Afinal, o que vale mais a pena?

Gastar 20% ou mais de sua renda em um local que nunca será seu pode ser mesmo um fato perturbador para alguns. Mas o medo de se comprometer com um financiamento por anos está presente também na vida de muitos brasileiros.

Acontece que é preciso avaliar tudo com muita calma, de acordo com as possibilidades de cada e ver com objetividade o que as opções oferecem como vantagem e desvantagem.

Por que alugar um imóvel?

Primeiro de tudo, precisamos pensar no estilo de vida da pessoa que procura o imóvel. O tipo de emprego, os objetivos futuros e outros aspectos que são importantes para saber se vale a pena investir em um endereço permanente.

Caso não seja esse o desejo, de permanecer no lugar por muito tempo, a melhor opção é o aluguel. No geral, o contrato de uma locação dura cerca de 1 ano, podendo mudar após esse período. Para quem precisa dessa flexibilidade, é ideal alugar.

Outra vantagem que o aluguel oferece é um tempo maior para quem pretende fazer um planejamento financeiro e encontrar uma casa perfeita para as suas necessidades.

Enquanto não encontra a casa, pode-se optar por um imóvel alugado com um valor mais baixo até conseguir se organizar.

Isso tudo conta ainda mais pra quem não tem muita estabilidade na carreira e ainda se encontra em uma fase de crescimento até chegar de fato em uma posição mais confortável. É preciso lembrar também que existem trabalhos em que é possível ter que mudar de cidade, estado ou até país.

Por que financiar um imóvel?

Após vermos algumas situações em que o aluguel é mesmo uma opção ideal, vamos aos casos em que financiar um imóvel parece a melhor alternativa.

De um modo geral, as pessoas querem formar algum patrimônio, principalmente porque não querem investir seu dinheiro em algo que não trará retorno algum. Diante disso, o imóvel, que costuma ser um investimento seguro e rentável, é uma opção desejada por muitos.

Além disso, a possibilidade de financiar uma casa, lote ou apartamento utilizando o saldo do FGTS atrai muitos contribuintes que sonham em ter um lar próprio.

Nesse sentido, para quem deseja ter esse patrimônio e pode utilizar o seu saldo do FGTS para investir em um imóvel, trata-se de uma escolha inteligente e alinhada com a sua realidade.

Diferente do imóvel alugado, a casa própria oferece mais liberdade ao proprietário, podendo ser reformado e transformado naquilo que ele quiser.

O papel do estilo de vida nessa escolha

Para quem gosta da sensação de segurança, tem uma vida mais estável e sem pretensão de se mudar, o financiamento é sim uma ótima maneira de investir o seu dinheiro e, ainda, ter um lar do seu jeito.

Como em qualquer grande decisão, alugar ou financiar um imóvel é uma escolha que depende das condições de cada um, assim como planos, objetivos e o próprio estilo de vida mesmo.

Assim, não podemos dizer que há uma melhor do que a outro. Há sim escolhas mais acertadas para cada situação.

Para ficar atualizado sobre os melhores imóveis da região de Chapecó, assine nossa newsletter e receba todas as novidades e dicas como essas!

Compartilhe

Dicas para comprar, vender e alugar com inteligência

Insira o seu endereço de email abaixo e receba novidades!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails com ofertas da Plaza? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.