Um blog sobre o mercado imobiliário de Chapecó

Onde especialistas dão dicas para comprar, vender e alugar com inteligência

#PlazaResponde: Quais os fatores que podem reprovar o financiamento?

#PlazaResponde: Quais os fatores que podem reprovar o financiamento?

 

Pensa comigo… Você pesquisou, entrou em contato com o seu especialista, visitou imóveis, e encontrou aquilo que sempre buscou. Expectativas geradas e agora é só construir mais uma etapa da sua vida!

Porém, na hora do financiamento, ocorre um imprevisto e seu crédito não é aprovado por alguma razão da qual você não esperava.

Frustração, constrangimento, e uma dorzinha de cabeça que você não precisava, certo?

Para que isso não aconteça, e para deixar o processo de financiamento muito mais tranquilo e fácil, vem conferir alguns fatores que podem impedir a aprovação do seu financiamento!

 

– Nome sujo! 😬

A inscrição em cadastros como SPC ou SERASA é uma das principais causas de reprovação de crédito, pois as instituições financeiras entendem que a pessoa é uma “má pagadora”. O nome sujo é relacionado a um compromisso financeiro não regularizado.

Vale lembrar aqui, que o cônjuge também é analisado, então é importante verificar se há pendencias que devem ser resolvidas.

 

– Ter outro financiamento que comprometa a renda. 💸

Hoje, não se pode utilizar mais de 30% dos rendimentos para pagamento mensal de parcelas de financiamento. Se você possui parcelas em seu nome, que comprometam essa renda será mais improvável que as instituições aprovem seu crédito, por ultrapassar esse limite.

 

– Renda incompatível com o valor desejado. 🙅

Pode acontecer de o valor do imóvel não ser compatível com a renda declarada para a aprovação do financiamento, por ter valor acima do exigido pela instituição para o parcelamento. Por e essa razão, é importante realizar a simulação com o correspondente e pesquisar as regras de cada instituição.

 

– Score negativo. ❌

O perfil de crédito é baseado no histórico de compras, pagamentos e dívidas. Ele é medido por empresas como o SPC e SERASA e informa se há risco de crédito ou não, sendo uma forma de pontuação.

É bom estar atento se já houve inscrição do nome em cadastro inadimplente, ou atraso de pagamentos, pois essas situações diminuem o score. Mesmo com o nome limpo, as instituições costumam avaliar essa pontuação e é um critério importante na hora de aprovar o crédito ou não.

 

– Problemas com a Receita Federal ou com INSS.

Sabe aquela declaração de imposto de renda que você deixou de entregar há 2 anos atrás? Ela pode acusar uma pendência com a Receita Federal. Dívida ativa, decorrente de falta de pagamento de tributo, também pode dificultar a liberação de crédito pela instituição.

Quanto antes resolver esses problemas, melhor, basta procurar o órgão que acusa a pendência, identificar o problema e deixar o nome apto novamente para a aprovação do financiamento.

 

– Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo no Banco Central. 🎫

Ter o nome inserido nesse cadastro, também pode ser um empecilho. Basta emitir um cheque sem fundo para gerar um grande problema na hora do financiamento, já que o cadastro é visível para qualquer instituição financeira.

Para resolver essa situação, é necessário negociar o pagamento com a empresa ou pessoa física para onde o cheque foi emitido. Após entregar o cheque ao banco, é só solicitar a exclusão do nome no CCF.

 

– Problemas no imóvel. 🏠

Como o imóvel é a garantia do financiamento nesses casos, é realizada a avaliação, por um especialista da instituição. Caso o imóvel apresentar riscos à integridade, como problemas estruturais, o banco pode reprovar o crédito, para não perder sua garantia.

Falta de documentos que comprovem a regularização, como a Certidão de Ônus e Ações, também pode impedir a aprovação do financiamento.

 

– Problemas Jurídicos com o Vendedor. 📜

Na avaliação do imóvel, as instituições financeiras verificam a situação jurídica do vendedor. Ações trabalhistas, imóveis em situação de herança ou disputas judiciais, podem colocar o imóvel em situação de instabilidade, e essa situação pode reprovar o seu crédito.

 

E aí, já conferiu se sua situação está apta ao financiamento?

 

Lembre-se, se precisar de uma mãozinha na hora de financiar ou deseja fazer uma simulação, a Plaza Imóveis está sempre de prontidão para lhe ajudar.

Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo e avance mais uma etapa da sua vida!

Se ficou com dúvidas, é só perguntar nos comentários! E se você gostou desse conteúdo, não deixe de encaminhar para aquele seu amigo que está pensando em financiar também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *