Como usar o FGTS para comprar um imóvel? | Plaza Imóveis, Imobiliária em Chapecó, SC - Plaza Imóveis

Um blog sobre o mercado imobiliário de Chapecó

Onde especialistas dão dicas para comprar, vender e alugar com inteligência

Como usar o FGTS para comprar um imóvel? | Plaza Imóveis, Imobiliária em Chapecó, SC

Como usar o FGTS para comprar um imóvel? | Plaza Imóveis, Imobiliária em Chapecó, SC

Com o sonho e vontade de adquirir o imóvel próprio, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço tem sido cada vez mais utilizado pelos trabalhadores.

Mas quais as condições e como eu posso utilizar meu FGTS no pagamento da minha casa própria?

A #PlazaResponde!

O FGTS pode ser usado na compra de imóveis ou construção, na amortização ou liquidação do saldo devedor e até mesmo para o pagamento parcial do valor das prestações.

Para isso, você precisa consultar seu saldo e reunir um documento oficial de identificação, extrato da conta vinculada, carteira de trabalho, Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física e, no caso de trabalhador avulso, a declaração do órgão gestor da mão de obra ou do sindicato.

Quanto às condições do comprador, são necessários pelo menos três anos de trabalho sob o regime FGTS, podendo ser eles consecutivos ou não, na mesma ou diferente empresa. Além disso, o comprador não pode possuir financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação e também não pode possuir imóvel urbano, concluído ou em construção, na localização de seu munícipio ou mesma região metropolitana.

Para o imóvel, é importante lembrar que a avaliação deve ser de até R$ 1.500.000,00. O terreno objeto da construção do imóvel, em caso de construção, deve ser de propriedade do proponente. A destinação do imóvel, moradia do titular. Na hora da avaliação final, o imóvel deve estar em plenas condições de habitabilidade e ausente de vícios. É obrigatório que esteja matriculado no Registro de Imóveis, sem gravame que impossibilite sua comercialização.

Além dessas especificações, o imóvel não pode ter sido objeto de utilização do FGTS em menos de 3 anos, contados a partir da data do efetivo registro na matrícula do mesmo.

 

Eu posso utilizar meu FGTS para imóvel comercial?

A resposta é não! O FGTS não pode ser utilizado para imóvel comercial, reformas, compra de terreno sem construção ao mesmo tempo, compra de material de construção ou imóveis residenciais para familiares ou outros dependentes.

 

Com esse conteúdo ficou mais claro, né?

Se você ainda ficou com dúvidas e quer simular uma proposta junto à um correspondente caixa, entre em contato agora mesmo e conte com a Plaza para ajudar a conquistar o sonho da casa própria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *