Ter uma cozinha gourmet é ideal para quem deseja compartilhar bons momentos entre amigos ao redor de um bom prato. Enquanto o dono da casa prepara o cardápio do dia, as pessoas conseguem ficar trocando ideias e acompanhando todos os ingredientes utilizados.
Quer saber como montar uma cozinha gourmet para encantar os amigos e curtir bons momentos de degustação? É só continuar a leitura!
Passo a passo para montar a cozinha gourmet
Quem mora em um imóvel antigo precisa consultar um profissional especializado para saber se é possível quebrar as paredes para abrir o ambiente. Sendo assim, não pense em tomar qualquer atitude antes de conversar com um arquiteto ou engenheiro civil. Feito isso, é hora de pensar na parte prática da cozinha gourmet:
1. Equipamentos domésticos
Escolha um fogão de ilha ou cooktop e também uma coifa. Pense na combinação de cores e estilos para deixar o ambiente harmonioso. Lembre-se também de selecionar uma geladeira no mesmo padrão dos outros equipamentos e de um tamanho que não sobrecarregue o espaço.
Geralmente, as cozinhas nesse estilo também contam com um forno elétrico embutido, um micro-ondas e uma máquina de lavar louça no mesmo estilo. Assim, se você optar por um equipamento branco, dê preferência para que todos os outros sigam esse mesmo padrão.
2. Móveis adequados
Os móveis utilizados são muito importantes para criar uma cozinha gourmet. É necessário planejar a sua bancada de trabalho de forma que fique completamente integrada ao ambiente. Você pode optar pela construção em “L” ou na criação de uma ilha. Além do mais, a organização do espaço deve criar funcionalidade e facilitar o deslocamento de pessoas e transporte de objetos.
Para tanto, recomenda-se contratar um profissional que trabalha com design de interiores para planejar os móveis e demais elementos que farão parte do ambiente. Ele saberá dar as indicações corretas de cores e texturas para o espaço.
Dica extra: contrate uma equipe profissional para criar o seu mobiliário sob medida. Utilize produtos de qualidade para valorizar o ambiente e aumentar o valor total da residência.
3. Banquetas
Lembre-se de que a cozinha gourmet só será integrada se você der atenção a todos os detalhes. Isso inclui a compra de banquetas adequadas para a altura da bancada, com o intuito de permitir a aproximação dos convidados ao ambiente de preparo da refeição.
4. Acabamentos
Para garantir a elegância do ambiente é muito importante investir em bons acabamentos. Por isso, as opções mais indicadas para a cozinha gourmet são o mármore e o granito nas bancadas. Eles têm alta durabilidade e resistência às manchas.
Outra opção é utilizar o porcelanato na pia da cozinha. O material utilizado nesse espaço também recebe um trabalho diferenciado para reduzir ao máximo o índice de absorção de líquidos. Consequentemente, isso garante mais durabilidade para a peça.
Com essas dicas, você já sabe como criar uma cozinha gourmet cheia de estilo para receber amigos e familiares. Gostou deste artigo e quer ter mais ideias para sua residência? Confira o post que explica como criar uma adega em casa!