×
Compartilhar Inscreva-se

5 dicas infalíveis para negociar o preço de um imóvel | Plaza Imóveis, Imobiliária em Chapecó, SC

como negociar o preço de um imóvel

Negociar é uma habilidade que tem tido cada vez mais destaque no mercado. Mas, quando se fala do ramo imobiliário, negociar o preço de um imóvel é muito mais valioso ainda. 

É claro que todo mundo gostaria de comprar um imóvel pelo valor mais baixo, mas uma boa negociação não é representada só por isso. É preciso avaliar com cuidado e, se preciso for, contar com o apoio de quem entende do assunto. 

Se você está buscando comprar um imóvel, é importante ficar de olho em algumas dicas. E nós te ajudamos nesse processo: acompanhe nossas orientações para uma boa negociação imobiliária! 

1. Faça uma pesquisa de mercado

Quando falamos em negociação de imóvel, o contexto e a localização são fatores de extrema importância. A pesquisa de mercado é uma ferramenta crucial ao negociar o preço de um imóvel, pois fornece informações valiosas que ajudam a tomar decisões informadas e a obter o melhor valor possível.

Essa pesquisa ajuda você a entender melhor como está o mercado e o que você pode esperar na hora de negociar o valor de um imóvel. Além disso, a pesquisa também fornece: 

  • Avaliação precisa do valor do imóvel;
  • Conhecimento das tendências do mercado;
  • Argumentação durante a negociação;
  • Entendimento das características que impactam o preço;
  • Redução do risco de pagar caro demais.

Com uma boa pesquisa de mercado, você passa a se sentir mais seguro na hora de negociar um imóvel. Você também pode buscar mais opções que estejam ajustadas com o que você precisa e procura.

2. Analise a situação do vendedor

O vendedor tem um papel de destaque na hora de negociar o preço de um imóvel. Ele pode conduzir toda a situação e ser um facilitador para que você acesse um excelente negócio. Mas, é preciso estar atento a alguns detalhes. 

O primeiro ponto que você pode observar é sobre o histórico da propriedade. Saber há quanto tempo o vendedor é proprietário pode fornecer pistas sobre sua motivação. Descubra se há mudanças nas circunstâncias do vendedor, como mudança de emprego, divórcio, herança ou outras situações que possam influenciar a decisão de vender.

Pergunte sobre o prazo para concluir a venda. Isso pode indicar se há pressa ou se o vendedor pode estar disposto a esperar por uma oferta mais favorável. Caso o vendedor esteja com pressa, pergunte sobre o motivo. Pode ser uma oportunidade de negociar um preço mais atrativo se você estiver disposto a fechar o negócio rapidamente.

Descubra se houve outras ofertas recentes. Se nenhuma delas foi bem-sucedida, pode indicar que o vendedor está disposto a considerar propostas mais atrativas. Tente compreender como o vendedor percebe o valor da propriedade. Isso pode influenciar a negociação, pois se o vendedor superestimar o valor, pode ser necessário mais esforço persuasivo.

Ao se concentrar nesses itens, você consegue captar informações importantes do vendedor que podem ser úteis e relevantes na hora da negociação imobiliária. A empatia e a compreensão das necessidades do vendedor podem resultar em uma negociação mais bem-sucedida para ambas as partes.

3. Esteja preparado para argumentar

Um bom negócio acontece quando há o máximo de informações possíveis sobre o contexto da compra/venda. Conhecimento é o que te dá poder para barganhar preços e fazer um negócio rentável. 

Antecipadamente, realize uma estimativa dos custos das reformas necessárias. Destaque esses custos ao fazer a oferta, explicando como eles impactam o valor justo da propriedade.

Apresente comparativos com propriedades na mesma região que possam ter preços mais baixos, destacando semelhanças e diferenças para justificar sua oferta. Se a propriedade está há muito tempo no mercado, use isso como argumento. Aponte que um preço mais flexível pode acelerar o processo de venda para ambas as partes.

Se possível, mostre flexibilidade nas condições de pagamento para tornar a oferta mais atrativa, mesmo que o valor total seja menor. Quando você deixa claro que está tentando encontrar uma forma de fechar o negócio, o vendedor compreende que vale a pena fazer negócios com você. E esse é um ponto a seu favor!

4. Demonstre interesse, mas mantenha-se firme

Por mais que você queira o imóvel e tenha muito interesse, tente não se afobar. Isso pode gerar uma percepção no vendedor de que você está disposto a “pagar qualquer preço”. 

Gerencie a ansiedade e mantenha uma posição calma e tranquila ao negociar o valor do imóvel. Lembre-se que o maior interessado nesse processo é o vendedor. Então, vale a pena abrir espaço para analisar contrapropostas e não fechar o negócio de primeira.

Aqui, a presença de um corretor de imóveis intermediando o processo de negociar o imóvel pode fazer toda a diferença. Afinal, ele possui expertise nessas situações e poderá te guiar, em especial, nesses momentos que se fala de valores e condições.

5. Considere outras formas de pagamento

Uma das formas mais eficientes de melhorar o preço ao negociar um imóvel é flexibilizar as formas de pagamento. 

  • Descontos no pagamento à vista: muitos vendedores estão dispostos a oferecer descontos significativos para pagamentos à vista. Essa pode ser uma maneira eficaz de reduzir o preço total do imóvel. Vale lembrar ainda que o pagamento à vista elimina a burocracia do financiamento.
  • Entrada maior como sinal de comprometimento: oferecer uma entrada maior pode demonstrar ao vendedor que você está comprometido com a compra. Isso pode gerar confiança e tornar sua oferta mais atraente.
  • Menor número de parcelas: em caso de negociação direta, quanto menor o número de parcelas, mais interessante é para o vendedor, afinal, ele terá o valor total do imóvel mais rapidamente. 

Negociar o preço de um imóvel é uma tarefa que exige paciência, conhecimento e muita habilidade com pessoas. É assim que você consegue fazer um bom negócio e estabelecer uma relação de ganha-ganha com o vendedor.

Na Plaza, nós sempre estamos lado a lado com você na hora da negociação imobiliária: é assim que conseguimos fazer um excelente negócio. Entendemos sua demanda, sua necessidade e sua realidade e buscamos imóveis compatíveis. 

Com a Plaza, tá em casa: acesse nosso site, confira os imóveis disponíveis, fale com nossa equipe para tirar dúvidas e agende uma visita! 

Compartilhe

Dicas para comprar, vender e alugar com inteligência

Insira o seu endereço de email abaixo e receba novidades!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails com ofertas da Plaza? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.