×
Compartilhar Inscreva-se

Como se tornar um corretor de imóveis: guia completo para iniciar na carreira | Plaza Imóveis, Imobiliária em Chapecó, SC

como trabalhar como corretor de imóveis

Não importa se você está iniciando sua vida profissional ou se está buscando fazer uma transição e se aventurar em novos caminhos, saiba que o mercado imobiliário é um celeiro de boas oportunidades. 

Por ser um investimento de baixo risco, a venda de imóveis tem crescido substancialmente nos últimos anos. Isso impacta diretamente na necessidade de profissionais qualificados na área.

Assim, se você está pensando em como se tornar um corretor de imóveis, aqui, você vai encontrar dicas, caminhos e informações que vão te ajudar nessa jornada.

O que faz um corretor de imóveis

Um corretor de imóveis é um profissional que atua como intermediário entre compradores e vendedores de propriedades imobiliárias. Sua principal responsabilidade é facilitar a compra, venda ou aluguel de imóveis, garantindo que todas as partes envolvidas na transação sejam atendidas de forma justa e legal. 

Um bom corretor de imóveis desenvolve continuamente habilidades e competências para as seguintes atividades:

  • Marketing e Publicidade: os corretores de imóveis são responsáveis por promover as propriedades que estão vendendo ou alugando. Isso pode envolver a criação de listagens atrativas, publicidade online e offline, bem como a realização de eventos de divulgação.
  • Pesquisa de mercado: eles devem estar familiarizados com o mercado imobiliário local, incluindo preços de propriedades, tendências de mercado, oferta e demanda, bem como regulamentações e leis relevantes.
  • Avaliação de propriedades: corretores de imóveis frequentemente auxiliam na determinação do valor de mercado de uma propriedade, considerando fatores como localização, tamanho, condição e diferenciais.
  • Negociação: uma das habilidades mais importantes de um corretor de imóveis é a capacidade de negociar. Eles negociam em nome de seus clientes para obter o melhor preço possível para a compra, venda ou aluguel de uma propriedade.
  • Gestão de documentos e contratos: corretores de imóveis lidam com uma variedade de documentos legais e contratos durante o processo de compra, venda ou aluguel. Eles garantem que toda a papelada seja preenchida corretamente e que todas as partes entendam os termos do acordo.
  • Acompanhamento pós-venda: mesmo após a conclusão da transação, os corretores de imóveis muitas vezes oferecem suporte contínuo aos seus clientes.

Um bom corretor de imóveis é um parceiro do seu cliente: mais do que entender sobre o produto, ele se preocupa em compreender os seus desejos e necessidades.

Requisitos e habilidades necessárias

Assim como qualquer profissão, ser um corretor de imóveis possui alguns requisitos básicos:

A idade mínima geralmente é de 18 anos ou mais, dependendo das regulamentações locais. Geralmente não é necessário um diploma universitário para se tornar um corretor de imóveis, mas é necessário fazer o curso de corretagem de imóveis em uma escola credenciada.

Depois disso, o candidato deve aplicar em um exame de licenciamento de corretor de imóveis para obter uma licença para praticar a atividade. Neste caso, em Santa Catarina, o exame é gerenciado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (CRECI/SC) – vamos falar mais sobre isso adiante. 

Após a obtenção da licença, os corretores de imóveis participam de cursos de educação continuada para manter sua licença ativa, além de estar em constante atualização com as novidades do mercado. 

Embora não seja sempre um requisito formal, ter experiência prática em vendas, marketing ou atendimento ao cliente pode ser benéfico para os aspirantes a corretores de imóveis.

Entre as habilidades que potencializam a atuação do corretor de imóveis, podemos destacar:

  • Habilidades de comunicação e negociação;
  • Organização e gerenciamento de tempo;
  • Ética profissional;
  • Resiliência e persistência;
  • Conhecimento tecnológico.

Formação e certificações para se tornar um corretor de imóveis 

corretor de imóveis qual formação precisa ter

Existem várias opções de formação para se tornar um corretor de imóveis, cada uma com suas próprias vantagens e requisitos. 

Cursos técnicos em transações imobiliárias

Esses cursos técnicos são voltados especificamente para a formação de corretores de imóveis. Eles geralmente abrangem uma variedade de tópicos relevantes, como legislação imobiliária, marketing imobiliário, avaliação de imóveis e técnicas de negociação. A duração desses cursos pode variar, mas muitos são concluídos em um ano ou menos.

Graduação em Ciências Imobiliárias

Algumas instituições oferecem programas de graduação que se concentram especificamente no setor imobiliário. Estes programas fornecem uma compreensão mais aprofundada dos princípios de negócios e gestão, juntamente com cursos especializados em tópicos relacionados ao mercado imobiliário. Uma graduação nessa área pode fornecer uma base sólida para uma carreira como corretor de imóveis. 

Cursos de extensão ou pós-graduação

Para aqueles que já possuem uma formação acadêmica em outra área, cursos de extensão ou pós-graduação em corretagem de imóveis oferecem uma maneira de adquirir as habilidades e conhecimentos necessários para se tornar um corretor de imóveis licenciado. Esses cursos geralmente se concentram em aspectos práticos da corretagem de imóveis e podem ser uma opção mais rápida para iniciar uma carreira na área.

Independente da opção escolhida, é importante também considerar a obtenção de certificações profissionais relevantes para a corretagem de imóveis. Uma das certificações mais importantes no Brasil, por exemplo, é o CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), que é obrigatório para exercer a profissão legalmente. 

O CRECI atesta que o profissional está devidamente habilitado e registrado para atuar como corretor de imóveis, garantindo assim a segurança e confiança dos clientes.

Estágio e experiência prática

Buscar estágios em imobiliárias é uma excelente maneira de adquirir experiência prática na área e desenvolver habilidades essenciais para se tornar um corretor de imóveis bem-sucedido. 

Os estágios oferecem a oportunidade de aplicar o conhecimento teórico adquirido em sala de aula em um ambiente de trabalho real. Isso permite que você aprenda sobre as operações diárias de uma imobiliária.

Esses momentos proporcionam a chance de construir uma rede de contatos profissionais no setor imobiliário. Essas conexões podem ser essenciais ​​ao buscar oportunidades de emprego futuras ou ao estabelecer parcerias comerciais.

Muitos estágios oferecem orientação e mentoria por parte de profissionais experientes no setor. Isso pode ser extremamente valioso para os estagiários, pois permite aprender com pessoas que já estão estabelecidas na área.

Com tantas oportunidades, é preciso estar preparado para aproveitá-las da melhor forma possível. 

  • Seja proativo ao assumir responsabilidades adicionais e buscar oportunidades de aprendizado;
  • Esteja aberto para receber feedback construtivo sobre seu desempenho e use isso como uma oportunidade para melhorar suas habilidades;
  • Busque se envolver em diferentes aspectos do negócio imobiliário durante o estágio, como vendas, aluguéis, marketing e administração de propriedades;
  • Mantenha uma atitude profissional em todos os momentos, seja pontual, vista-se adequadamente e trate colegas, clientes e fornecedores com respeito e cortesia.

Como se destacar no mercado imobiliário

Imagine que você passou por todas as etapas e efetivamente é um corretor de imóveis. Agora é a hora de se destacar no mercado de trabalho. Seguem algumas estratégias práticas para acessar bons resultados.

Invista em marketing pessoal

Tenha um perfil profissional em redes sociais como LinkedIn e Instagram, onde você pode compartilhar seus sucessos, atualizações do mercado e conteúdo relevante para seus clientes em potencial. Participe de eventos do setor imobiliário, encontros de networking e associações profissionais para expandir sua rede de contatos.

Aprimore habilidades de vendas

Aprenda a comunicar-se de forma clara, persuasiva e empática com seus clientes. Esteja bem informado sobre as propriedades que você está vendendo, incluindo detalhes sobre a localização, características e histórico de vendas comparativas.

Ofereça um atendimento excepcional ao cliente, respondendo rapidamente às perguntas e preocupações dos clientes e mantendo-os informados durante todo o processo de compra ou venda.

Busque atualizações e especializações

Considere especializar-se em um nicho específico do mercado imobiliário, como propriedades de luxo, imóveis comerciais, propriedades para investimento, entre outros. Isso pode ajudá-lo a se diferenciar e a atender melhor às necessidades de um segmento específico de clientes.

Mantenha-se atualizado com as últimas tecnologias e ferramentas utilizadas no mercado imobiliário, como softwares de gestão de clientes (CRM), marketing digital e realidade virtual.

Ao investir em marketing pessoal, aprimorar habilidades de vendas e buscar especializações no mercado imobiliário, os corretores de imóveis podem ser referência, atraindo mais clientes e construindo uma reputação sólida no setor.

O mercado imobiliário te espera: seja um corretor de imóveis!

Agora que você já conhece mais sobre como ser um corretor de imóveis, é muito fácil dar o primeiro passo em direção a esse caminho profissional. Aqui, compartilhamos dicas práticas para você aplicar e testar: assim, você pode chegar ao topo muito mais rápido.

Quem sabe, no futuro, você não passa a integrar a equipe da imobiliária do prédio amarelo com a gente? 

Compartilhe

Dicas para comprar, vender e alugar com inteligência

Insira o seu endereço de email abaixo e receba novidades!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails com ofertas da Plaza? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.