Você também curte um desafio em meio à natureza? Então não perca essa oportunidade! A trilha do Pitoco, situada no interior de Chapecó, é um lugar cheio de encantos e belezas naturais. O nome é uma homenagem ao cachorrinho Pitoco, o primeiro a explorar o local a partir de 1996. O cão ficou conhecido por tornar-se o guia da trilha quando o espaço começou a ser visitado.
Você vai se apaixonar por esse destino! Ao som do canto dos pássaros e das águas que trazem uma sensação de paz e tranquilidade, você anda um percurso de aproximadamente 3 km (ida e volta) em cerca de três horas de caminhada pela mata. No caminho, você se depara com a presença marcante da flora e das espécies da fauna local.
Está preparado? Continue lendo o nosso Blog e conheça um pouco mais sobre a trilha do Pitoco. Depois, é só vestir roupa e tênis confortáveis, pegar uma garrafa de água, barrinha de cereal e curtir os desafios desse percurso incrível!
Curiosidades sobre a trilha
A trilha conta com aproximadamente 5 cachoeiras e paisagens sensacionais marcadas por muito verde e ar puro. Trata-se de um dos principais atrativos do ecoturismo do Oeste Catarinense, situado na Linha Alto Capinzal no Goio-ên.
O acesso é simples e pode ser feito pela Rota Vale do Uruguai, onde você passará por cerca de 8 km de estrada de chão. Lá, você será recepcionado pela família Figueira (proprietária da trilha) que trará informações e orientações sobre o percurso. O roteiro também inclui outras atrações como o Memorial do Pitoco, a Toca da Onça, a Gruta de Maria Santíssima, entre outros.
Cachoeiras
O percurso da trilha do Pitoco inclui 5 quedas de água que variam entre 8 e 45 metros. São denominadas Nova Vida, Corrente Branca, Vestido de Noiva, Pequeninha e Três Princesas. A primeira é a Nova Vida – cachoeira que se destaca pelo acesso fácil, sem a presença de obstáculos. Com uma espetacular piscina natural, é o espaço que mais recebe visitantes.
Nível de dificuldade
Você curte superar limites e se desafiar? Então você simplesmente vai amar cada etapa da trilha do Pitoco! O local tem um nível de dificuldade médio e, logo após a segunda cachoeira, é preciso intensificar os cuidados, pois o percurso começa a ficar cada vez mais complexo, tanto que é difícil chegar na quinta cachoeira (Três Princesas), pois não há um trajeto definido, o que dificulta a caminhada para chegar ao topo da cachoeira.
Além de ser a maior de todas, com aproximadamente 45 metros, conforme já mencionado, a Três Princesas é a cachoeira que mais chama a atenção. Além da beleza incrível, é um excelente lugar para banho e, claro, para fazer registros fotográficos.
Incrível, não é mesmo? Agora, é só arrumar a mochila e curtir o ar puro e a adrenalina que a trilha proporciona.