×
Compartilhar Inscreva-se

Dicas para comprar a primeira casa: orientações úteis para tornar o processo mais fácil | Plaza Imóveis, Imobiliária em Chapecó, SC

o que saber antes de comprar uma casa

Ah, a primeira casa: um passo importante na vida de qualquer pessoa. Esse grande investimento vem acompanhado de uma grande responsabilidade também.

São muitos os fatores que influenciam diretamente para comprar uma casa. Qual o melhor imóvel? Como fazer um bom financiamento? E com quem contar para garantir um negócio seguro e tranquilo?

Aqui, vamos responder a essas e outras perguntas com dicas para comprar a primeira casa. Portanto, continue a leitura e fique informado!

Defina seu orçamento

Se você se programa para fazer compras simples, do dia a dia, ao comprar uma casa, essa programação é ainda mais importante e necessária para garantir um investimento seguro e tranquilo.

Antes de mais nada, é essencial que você tenha uma visão clara sobre as suas finanças pessoais e o orçamento a médio e longo prazo. Você possui valores já guardados para esta finalidade? Conta com uma reserva de emergência para outras situações imprevistas? 

Além disso, tenha em mente que a casa à venda, que você quer adquirir, contará com outras despesas além do valor do imóvel em si. Impostos, taxas e despesas de manutenção são apenas alguns exemplos de custos que não podem ser esquecidos. 

Faça uma pesquisa de mercado

Com a clareza das finanças, é hora de começar a buscar imóveis que vão ao encontro do que você precisa ou deseja. Considere fazer uma pesquisa bastante detalhada e sem pressa.

Nessa pesquisa, não esqueça de analisar com cuidado alguns fatores em especial:

  • Explore diferentes bairros e áreas que você está interessado em morar: conheça a infraestrutura do local, a segurança, o acesso a serviços e também ao comércio local;
  • Analise os preços das casas na região e compare com seu orçamento: você vai encontrar casas e apartamentos com estruturas diversas, mas não perca o foco do seu orçamento;
  • Visite os imóveis: nada melhor do que conhecer a casa antes de comprá-la. Se for um imóvel na planta, analise a planta e, se for o caso, o decorado também.

Conheça as opções de financiamento para comprar a primeira casa

Ainda sobre a questão financeira, é importante você ter em mãos o máximo de informações sobre as possibilidades de financiamento disponíveis para investir em uma casa. 

Atualmente, você pode contar com o financiamento diretamente com a construtora, empréstimos com instituições financeiras e, ainda, programas de financiamento de moradia, como o Minha Casa, Minha Vida. 

Avalie as taxas de juros, prazos e condições de pagamento de cada opção e compare cada uma delas. Sempre considere sua realidade financeira ao analisar essas questões.

Caso você queira ir além, conte com o suporte de um especialista em imóveis para te ajudar nas informações e, é claro, na decisão. 

Quer encontrar o imóvel certo?

Basta preencher os campos abaixo, que selecionaremos para você as melhores opções de imóveis de Chapecó.





    Contrate um corretor de imóveis

    Você já percebeu que para comprar a primeira casa, há muitas questões que precisam ser analisadas. Algumas delas são bem técnicas e exigem uma atenção especial para garantir que você está realmente fazendo uma boa escolha.

    Por isso, nada melhor do que ter a sua disposição a expertise, o conhecimento e a experiência prática de um corretor de imóveis. Esse profissional está imerso no universo imobiliário e, assim, tem uma visão mais ampla para te auxiliar.

    Mas, não basta simplesmente ter um corretor de imóveis: é preciso ter certeza que você estará assessorado por um profissional de qualidade e, principalmente, de confiança. 

    Ele conseguirá te ajudar não somente na questão do imóvel, mas também na negociação, facilitando o processo.

    Faça uma inspeção detalhada antes de comprar sua casa

    Imagine que você pesquisou, detalhou tudo, conversou com corretor e finalmente escolheu o imóvel. O trabalho não termina por aí: ao comprar a primeira casa, é essencial fazer uma inspeção detalhada do imóvel para garantir que tudo está OK

    Nessa inspeção, certifique-se de observar com atenção algumas questões, como:

    • Verifique se há sinais de danos estruturais, como rachaduras nas paredes, desalinhamento das portas e janelas ou problemas com o telhado.
    • Confira se há vazamentos visíveis nas torneiras, pias e canos. Certifique-se também de verificar a pressão da água em todas as áreas da casa.
    • Avalie se os interruptores, tomadas e sistemas elétricos estão funcionando corretamente. Certifique-se de que não há fiação exposta ou sinais de problemas elétricos.
    • Verifique o estado do telhado quanto a sinais de danos, como telhas quebradas, vazamentos ou sinais de desgaste.
    • Procure por sinais de umidade ou infiltração nas paredes, tetos e porões, pois isso pode indicar problemas de drenagem ou vazamentos.
    • Analise se há sinais de danos nos pisos, como rachaduras ou desgaste excessivo, e se as paredes estão em boas condições, sem sinais de umidade ou mofo.
    • Confira se todas as janelas e portas abrem e fecham corretamente e que não há vazamentos de ar ao redor delas.
    • Não se esqueça de verificar as áreas externas da casa, como calhas, cercas, pátios e decks, para garantir que estejam em boas condições.
    São muitos os fatores que influenciam diretamente para comprar uma casa. Qual o melhor imóvel? Como fazer um bom financiamento? E com quem contar para garantir um negócio seguro e tranquilo?

    Esteja preparado para negociar

    Agora, é hora de negociar: esse momento é crucial para garantir que o negócio seja finalizado com sucesso! 

    Para a negociação, considere fazer ofertas um pouco abaixo do que está sendo pedido pelo imóvel. Essa é uma forma de iniciar o processo e chegar a um valor que seja bom para você que está comprando a primeira casa, mas também para o vendedor. 

    Na negociação, é imprescindível saber que vai ser necessário abrir mão de algumas coisas para, em contrapartida, ganhar outras. 

    Comprar a primeira casa pode ser um processo desafiador, mas com as orientações certas, é possível torná-lo mais fácil e menos estressante. Seguindo as dicas que compartilhamos aqui, essa jornada se torna muito mais leve e, principalmente, certeira. 

    Lembre-se que é preciso ter calma para garantir que você estará escolhendo o imóvel que deseja, sem comprometer suas finanças. Isso evita que o sonho se torne um pesadelo. 

    Aqui na Plaza, nossa missão é te ajudar nesse processo: nossa equipe está sempre comprometida em oferecer uma experiência única para que você adquira um imóvel e se sinta em casa. 

    Aqui, você sempre faz um bom negócio: negocie com a Plaza!

    Compartilhe

    Dicas para comprar, vender e alugar com inteligência

    Insira o seu endereço de email abaixo e receba novidades!

    Campo obrigatório
    Email inválido

    Deseja receber e-mails com ofertas da Plaza? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

    Selecione uma opção.
    Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa Política de Privacidade.

    Agora estamos prontos para ajudar você!

    Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.