Quem não tem capital precisa recorrer ao aluguel ou financiamento. Mas a dúvida sobre alugar ou financiar um imóvel é algo que persegue muitas pessoas. Afinal, o que vale mais a pena?
Gastar 20% ou mais de sua renda em um local que nunca será seu pode ser mesmo um fato perturbador para alguns. Mas o medo de se comprometer com um financiamento por anos está presente também na vida de muitos brasileiros.
Acontece que é preciso avaliar tudo com muita calma, de acordo com as possibilidades de cada e ver com objetividade o que as opções oferecem como vantagem e desvantagem.
Por que alugar um imóvel?
Primeiro de tudo, precisamos pensar no estilo de vida da pessoa que procura o imóvel. O tipo de emprego, os objetivos futuros e outros aspectos que são importantes para saber se vale a pena investir em um endereço permanente.
Caso não seja esse o desejo, de permanecer no lugar por muito tempo, a melhor opção é o aluguel. No geral, o contrato de uma locação dura cerca de 1 ano, podendo mudar após esse período. Para quem precisa dessa flexibilidade, é ideal alugar.
Outra vantagem que o aluguel oferece é um tempo maior para quem pretende fazer um planejamento financeiro e encontrar uma casa perfeita para as suas necessidades.
Enquanto não encontra a casa, pode-se optar por um imóvel alugado com um valor mais baixo até conseguir se organizar.
Isso tudo conta ainda mais pra quem não tem muita estabilidade na carreira e ainda se encontra em uma fase de crescimento até chegar de fato em uma posição mais confortável. É preciso lembrar também que existem trabalhos em que é possível ter que mudar de cidade, estado ou até país.
Por que financiar um imóvel?
Após vermos algumas situações em que o aluguel é mesmo uma opção ideal, vamos aos casos em que financiar um imóvel parece a melhor alternativa.
De um modo geral, as pessoas querem formar algum patrimônio, principalmente porque não querem investir seu dinheiro em algo que não trará retorno algum. Diante disso, o imóvel, que costuma ser um investimento seguro e rentável, é uma opção desejada por muitos.
Além disso, a possibilidade de financiar uma casa, lote ou apartamento utilizando o saldo do FGTS atrai muitos contribuintes que sonham em ter um lar próprio.
Nesse sentido, para quem deseja ter esse patrimônio e pode utilizar o seu saldo do FGTS para investir em um imóvel, trata-se de uma escolha inteligente e alinhada com a sua realidade.
Diferente do imóvel alugado, a casa própria oferece mais liberdade ao proprietário, podendo ser reformado e transformado naquilo que ele quiser.
O papel do estilo de vida nessa escolha
Para quem gosta da sensação de segurança, tem uma vida mais estável e sem pretensão de se mudar, o financiamento é sim uma ótima maneira de investir o seu dinheiro e, ainda, ter um lar do seu jeito.
Como em qualquer grande decisão, alugar ou financiar um imóvel é uma escolha que depende das condições de cada um, assim como planos, objetivos e o próprio estilo de vida mesmo.
Assim, não podemos dizer que há uma melhor do que a outro. Há sim escolhas mais acertadas para cada situação.
Para ficar atualizado sobre os melhores imóveis da região de Chapecó, assine nossa newsletter e receba todas as novidades e dicas como essas!