O sonho do primeiro imóvel ainda é um objetivo na vida de muitas pessoas, principalmente ao começar a se estabilizar, formar família ou apenas almejar um “cantinho para chamar de seu”, tornando o dia a dia mais agradável e fácil.
Esse sonho, porém, exige muito preparo financeiro, emocional e, claro, estratégico no momento de procurar o local, pontuando quais as características que devem ser observadas, quais os principais focos e como eles suprem as necessidades dos moradores. Afinal, comprar o primeiro imóvel não deve ser um ato impulsivo, desconsiderando os prós e contras de realizar o investimento naquele momento de vida.
Para entender o que deve ser observado antes de comprar em Chapecó, separamos algumas dicas indispensáveis para uma compra satisfeita e de qualidade. Confira!
1- Planeje o orçamento e investimento
Planejar o orçamento para comprar o primeiro imóvel é essencial para evitar dívidas e prejuízos no processo. Para isso, é preciso considerar algumas questões que vão além do dinheiro acumulado para esse processo, como:
- Qual a quantidade que deve ser dada de entrada;
- Como funcionam as parcelas (em imóveis novos o valor varia de acordo com o período);
- Quais os tipos de financiamento existentes;
- Se o proprietário está disposto a aceitar outras formas de pagamento, como trocas por outros imóveis ou pertences.
Esses pontos devem ser analisados para garantir que o tempo de pagamento seja compatível com o valor e planejamento dos responsáveis, evitando investimentos incompatíveis.
Para isso, uma dica é não se comprometer com mais de 30% dos rendimentos mensais da família, evitando ficar no vermelho e comprometer toda a compra.
2- Escolha o tipo de imóvel
Há imóveis novos, usados, na planta, casas, sobrados, apartamentos, duplex e uma diversidade de locais que podem ser cogitados na hora da compra.
Para que o orçamento seja direcionado de forma certeira, é preciso identificar qual tipo de imóvel faz mais sentido para os futuros moradores e equilibrar com o orçamento. Além disso, é interessante verificar se o local atende as necessidades dos moradores e oferecem praticidade na locomoção, acesso às vias de tráfego ou mesmo aos meios comerciais.
Outro ponto é investigar se o local está sendo valorizado e como, futuramente, isso pode influenciar em uma venda ou qualidade de vida dos moradores.
3- Foque nas características do primeiro imóvel
Após as decisões e planejamento orçamentário, os responsáveis devem focar na procura do imóvel e filtrá-la de acordo com suas características. Para um bom investimento, alguns pontos diretamente ligados ao local podem ser considerados, como:
Espaço e quantidade de cômodos
A compra do primeiro imóvel deve ser planejado de acordo com os objetivos dos moradores. Se a família vai aumentar, a compra de casas ou apartamentos espaçosos é essencial.
Se o foco é em um lugar para o casal, a compra pode ser direcionada para locais compactos e que sanem as necessidades dos responsáveis.
Infraestrutura
A infraestrutura é uma questão de primeiro grau na compra do imóvel, para locais novos, a infraestrutura deve ser analisada de acordo com a separação de cômodos, tamanho do local, largura das paredes e detalhes que ajudam no dia a dia.
Para locais usados, a atenção deve ser na manutenção do ambiente, verificando a necessidade de reformas pontuais ou problemas majoritários, como fiação e parte hidráulica.
4- Conte com uma imobiliária
Para que todos esses pontos sejam considerados e que a compra do primeiro imóvel seja um sucesso, a última dica é procurar ajuda de uma imobiliária renomada e séria, que ofereça apoio tanto na busca quanto nos processos burocráticos da compra.
Dessa forma, além de garantir um local adequado, a documentação fica em ordem e não há problemas nem para o vendedor nem para o comprador, garantindo uma rotina tranquila no novo local.
Gostou das dicas? Confira alguns anúncios e oportunidades únicas para comprar o primeiro imóvel!