×
Compartilhar Inscreva-se

Conheça 6 dicas de decoração para apartamentos pequenos

A decoração para apartamentos pequenos pode ser desafiadora. Atualmente, os espaços estão cada vez mais reduzidos e os imóveis mais compactos. No entanto, há várias maneiras de decorar os apartamentos, deixá-los espaçosos, aconchegantes e estilosos.

O primeiro passo para acertar na decoração é evitar a sensação de aperto e abafamento. As principais táticas consistem em proporcionar um ambiente mais clean e com a impressão de ser maior do que é. Para isso, separamos algumas dicas que vão ajudar você. Quer conhecer cada uma delas? Então, vamos lá!

1. Use cores claras

As cores claras e neutras são usadas para ampliar os espaços. A dica vale para a cor das paredes e também para os móveis. Contudo, isso não é uma regra! Não há nada que impeça você de usar uma cor escura ou mais vibrante na decoração, mas, para isso, escolha apenas uma parede ou almofadas, quadros ou outros objetos decorativos com detalhes em tom mais escuro.

2. Utilize espelhos

Quando o assunto é amplitude visual, os espelhos são imbatíveis. Eles são os grandes amigos dos ambientes pequenos e, além disso, altamente decorativos. Você pode utilizá-los em uma parede inteira, por exemplo, ou em uma parede atrás da mesa de jantar ou na porta do guarda-roupa.

Para deixar o ambiente com aspecto mais clean, prefira os espelhos sem moldura. Eles dão todo o charme de que seu apartamento precisa.

3. Escolha móveis multiúsos

Os móveis multiúsos são perfeitos para os apartamentos pequenos. Prefira sofás que se transformam em cama, camas com compartimentos sob o colchão, mesas e sofás retráteis. Há muitas mobílias que podem deixar sua casa mais funcional, organizada e bonita. Invista nesse tipo de móvel e otimize o espaço do seu apartamento.

4. Instale portas de correr

As portas de correr são as mais indicadas para os apartamentos pequenos. Elas são bonitas, funcionais e ocupam menos espaço. Você também pode instalá-las nos armários. Dessa forma, terá uma cozinha mais funcional e mais ampla.

5. Integre os ambientes

Os ambientes integrados favorecem os ambientes pequenos. Portanto, verifique a possibilidade de fazer alterações estruturais no seu apartamento para conseguir esse efeito. Você pode integrar a varanda com a sala de estar ou a sala de jantar com a cozinha, por exemplo.

Caso em seu apartamento você tenha algum quarto não utilizado, avalie a possibilidade de retirar as paredes e ganhar ainda mais espaço para a área integrada. Só não se esqueça de nivelar o piso entre os ambientes para que fique bem bonito.

6. Capriche na iluminação

A iluminação é importante para ajudar a ampliar visualmente os ambientes. Por isso, quanto mais janelas, melhor! Elas ajudam na claridade natural. Mas, para os apartamentos com poucas janelas, invista em um projeto de iluminação artificial.

Neste caso, as luzes brancas são melhores do que as amarelas. Portanto, prefira as lâmpadas brancas para os ambientes em que você deseja ter mais claridade e as amarelas para aqueles em que você prefere conforto e aconchego.

Viu como é fácil investir na decoração para apartamentos pequenos? Agora que você já sabe, que tal pensar em como decorar seu apartamento? Coloque nossas dicas em prática e tenha o apartamento dos seus sonhos!

E aí, quer aprender mais sobre decoração? Assina a newsletter da Casagrande e fique bem informado!

Compartilhe

Dicas para comprar, vender e alugar com inteligência

Insira o seu endereço de email abaixo e receba novidades!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails com ofertas da Plaza? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.