×
Compartilhar Inscreva-se

Comprei um terreno: o que fazer agora? | Plaza Imóveis, Imobiliária em Chapecó, SC

O que considerar após comprar um terreno

Comprar um terreno, ou um lote é uma opção muito procurada por quem deseja construir sua casa própria, e se você está aqui é porque já tem o seu terreno e quer saber os próximos passos. 

Primeiro quero parabenizar pela sua conquista, esse é um passo muito muito importante e o início da realização de um sonho da maioria dos brasileiros: o imóvel próprio!

A primeira vista comprar um terreno pode parecer mais complicado e demorado que comprar uma casa ou apartamento pronto, mas nada se compara ao prazer de poder construir seu imóvel do seu jeito e no seu tempo. 

Ambas opções têm vantagens. Com organização e conhecimento dos próximos passos, logo estará comemorando a mudança para a casa nova!

Verificar a documentação do terreno

Você planejou por um tempo, pesquisou todas as localidades em que gostaria de morar, escolheu a que melhor atendia às suas necessidades e agora comprou seu terreno

Com a primeira etapa finalizada é hora de formalizar a compra e regularizar toda a documentação. 

Após concluir a compra é necessário atualizar a documentação, principalmente, a matrícula do lote, pois é nesse momento que é feita a transferência. 

Lembrando que, antes de concluir a compra de qualquer lote você precisa conferir a seguinte documentação: 

  • Escritura.
  • Certidão de inteiro teor.
  • Matrícula do imóvel atualizada.
  • Ônus e ações.
  • IPTU.
  • Documentos de alienações.
  • Certidão negativa de débito.
  • Guia ITBI.
  • Documentos pessoais (CPF, RG, comprovante de residência, entre outros).

Com esses documentos em dia, conferidos devidamente, você tem a certeza que não há nenhum impedimento para a compra e pode seguir com os próximos passos. 

Planejar a construção

Caso você não tenha adicionado os custos da construção, o projeto, mão de obra e materiais no seu planejamento anterior, essa é a hora de se organizar. 

Comece pelo planejamento financeiro

Não tem nada mais frustrante do que começar uma obra e interromper por falta de orçamento, ou pior, ter que mudar o projeto inicial porque a verba não é suficiente, por isso faça um bom planejamento incluindo todas as etapas e profissionais do projeto. 

Defina seu orçamento considerando o tamanho e o padrão do imóvel que deseja construir. Reorganize suas finanças, negocie com os fornecedores uma forma de pagamento que seja viável para o seu custo mensal e se mantenha no plano.

Muitas pessoas optam pela modalidade do consórcio para ajudar a poupar o dinheiro da obra, então, essa pode ser uma boa opção se você não estiver com pressa. 

Contrate os profissionais para a construção do seu imóvel

Contratar mão de obra especializada é fundamental para o bom andamento da obra e evitar dores de cabeça. Afinal, é a sua casa, não pule etapas e nem deixe nas mãos de pessoas não capacitadas. 

Do arquiteto ao pintor, busque referências entre amigos, vizinhos e até mesmo em aplicativos de prestação de serviços, é sempre bom lembrar que o barato muitas vezes sai caro. 

Providenciar a infraestrutura necessária

Serviços essenciais como água, luz e saneamento são cruciais, muitas vezes percebidos tardiamente pelas pessoas quando necessários.

Procure as entidades responsáveis e peça a ligação dos serviços ao seu terreno

Informar-se sobre financiamento

Existe uma modalidade de empréstimo direcionada à compra ou à reforma de um imóvel. O crédito pode ser utilizado para adquirir uma casa, um apartamento ou outros tipos de propriedade, seja nova ou usada, além de permitir a construção ou a realização de reparos em residências e comércios. 

Financiamento imobiliário é alternativa acessível quando não se dispõe do montante total para adquirir ou construir um imóvel.

Podendo ser quitado em até 35 anos, os prazos variam muito de acordo com o seu perfil, a instituição e incentivos do governo. 

Para conseguir o financiamento ao comprar um terreno você pode recorrer a uma instituição financeira e conhecer as condições necessárias. 

Outra opção é o consórcio imobiliário, que leva um pouco mais de tempo, mas também oferece segurança. 

Acompanhe a construção regularmente

Comunique-se efetivamente com prestadores de serviço para garantir construção conforme desejado, priorizando clareza e entendimento mútuos.

Acompanhe também os custos regularmente, procure saber dos imprevistos, esteja sempre presente para evitar surpresas. 

Agora, conheça os passos pós-compra do terreno até a casa pronta. Comece seu planejamento com esse conhecimento em mãos.

Portanto, busque profissionais para todas as fases, inclusive a da documentação que irá evitar idas e vindas desnecessárias até a total efetivação do seu registro do terreno e a construção da sua casa dos sonhos.

Compartilhe

Dicas para comprar, vender e alugar com inteligência

Insira o seu endereço de email abaixo e receba novidades!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails com ofertas da Plaza? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.