Um blog sobre o mercado imobiliário de Chapecó

Onde especialistas dão dicas para comprar, vender e alugar com inteligência

Aluguel direto com o proprietário: vale a pena?| Plaza Imóveis, Imobiliária em Chapecó, SC

Aluguel direto com o proprietário: vale a pena?| Plaza Imóveis, Imobiliária em Chapecó, SC

Precisa de um imóvel para morar e está em dúvida se faz um aluguel direto com o proprietário ou se procura uma imobiliária para cuidar dos trâmites legais? Essa é a grande dúvida de muitas pessoas.

Acontece que alugar um imóvel exige muito cuidado e atenção a todos os detalhes do contrato. Até porque é algo muito sério que pode trazer consequências jurídicas e financeiras ao locador ou locatário.

Em meio a tantas decisões, vale a pena o aluguel direto com proprietário ou com imobiliária? Separamos algumas vantagens e desvantagens de cada um. Confira!

Aluguel direto com o proprietário

É uma modalidade legal, inclusive a Lei do Inquilinato prevê que é permitido alugar imóvel sem contar com uma empresa. Trata-se de uma locação direta entre locador e locatário ao firmar um acordo sem outros intermediários no processo.

Alugar imóvel direto com proprietário pode apresentar algumas vantagens. Veja!

1 – Custo menor

O primeiro benefício do aluguel direto com o proprietário é, sem sombra de dúvidas, o valor. Isso porque o locatário não precisa arcar com custos de imobiliária, por exemplo, ou seja, não há intermediário nessa negociação.

2 – Flexibilidade na negociação

Realizar a locação de um imóvel direto com o proprietário torna a negociação mais flexível do ponto de vista que o contato é mais pessoal entre as partes, sem intermediários. Isso possibilita uma relação de confiança e, por consequência, fica mais fácil ao locatário conseguir abatimentos e descontos.

A flexibilização também está na hora de ajustar as datas de vencimentos do aluguel e as responsabilidades de cada um em possíveis reparos na propriedade.

3 – Protegido pela lei

Como citamos anteriormente, a partir do momento em que o contrato é assinado, tanto locador quanto locatário têm direitos e deveres. Ou seja, amparo legal pela Lei do Inquilinato.

A exemplo, o locatário continua responsável pelo estado de conservação do imóvel e também está sujeito a multas e demais penalidades em caso de inadimplência. Obviamente que tudo depende do que está escrito no contrato.

Outro ponto a ser observado é quanto a vistoria do imóvel alugado, já que nela constarão todas as informações sobre o estado e conservação do imóvel a ser locado.

Logo, um contrato bem elaborado evita que o proprietário saia no prejuízo na hora de recuperar o imóvel, assim como, também evita que o locatário pague valores que não tenham sido contratados.

Desvantagens de alugar diretamente com proprietário

  • Falta de respaldo profissional;
  • Insegurança contratual;
  • Garantias locatícias restritas;
  • Risco de golpes;
  • Risco de reajustes abusivos;
  • Problemas de relacionamento; 
  • Demora para resolver problemas no imóvel.

Você também pode dar uma lida nos riscos de comprar imóveis direto com o proprietário o qual já produzimos material aqui no blog. Não deixe de ler!

Justiça intervém em muitos casos

Embora existam vantagens do aluguel direto com proprietário, em 2019, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo registrou 15.666 processos derivados de locação de imóveis. 

O número demonstra que muitos contratos ainda acarretam conflitos que exigem o envolvimento do poder judiciário para a resolução.

Dentre os maiores conflitos estão a falta de pagamento de aluguel. Ou seja, a inadimplência do inquilino resulta em uma ação de despejo, que pode levar de seis a 12 meses para ser considerada procedente e ser executada.

Também existem ações relativas à retomada de imóvel para uso próprio, quando o dono solicita a descontinuidade do contrato por motivações pessoais.

Quais as vantagens de alugar com quem entende do assunto?

Ao contratar os serviços de locação por meio de uma empresa especializada, como é o caso da Plaza Imóveis, o primeiro ponto a se levar em consideração é a segurança na contratação.

Uma equipe de profissionais está disponível para tirar todas as dúvidas a respeito da transação, além, é claro, de assegurar que ambas as partes terão respaldo durante todo o processo, desde um contrato bem elaborado para que não haja problemas futuros.

Outro ponto positivo é que a equipe irá realizar uma avaliação completa dos candidatos a inquilinos. Assim, é possível reduzir a incidência de problemas durante a locação.

As questões operacionais também evitam muitas dores de cabeça, como é o caso da cobrança de aluguel e o acompanhamento dos prazos que ficam sob a responsabilidade de toda a equipe da imobiliária.

Nos dias de hoje, o que deve-se levar em consideração são os golpes, sendo excluído ao alugar imóvel através de uma imobiliária. Sem falar nas inúmeras opções disponíveis de imóveis conforme a necessidade de cada locatário.

Mas se a sua ideia é comprar e não alugar um imóvel, confira esse checklist com 6 dicas que você precisa saber antes de comprar um imóvel.

Vale a pena alugar direto com o proprietário?

Analisando as vantagens e desvantagens, o aluguel de imóveis com uma imobiliária se destaca como a alternativa mais interessante.

Isso porque existe um alto nível de suporte por parte da equipe da imobiliária, seja para sanar as dúvidas, contrato com respaldos legais e seguros, dificuldades ou problemas antes, durante e após a contratação a equipe também tem experiência na resolução. 

Enfim, a imobiliária é uma alternativa para ter mais segurança e praticidade! Sem falar das inúmeras opções disponíveis no site para locação e venda. 

Conheça a nossa página de aluguéis e tenha certeza que irá morar no melhor lugar, sem imprevistos ao longo do caminho e, ainda, curtir a família nos melhores momentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *