×
Compartilhar Inscreva-se

Como montar um escritório funcional e aconchegante em uma sala comercial alugada | Plaza Imóveis, Imobiliária em Chapecó, SC

O que um escritório em sala comercial alugada precisa ter

As salas comerciais estão se destacando no mercado imobiliário, porque são uma excelente opção para quem procura ter um endereço comercial e está iniciando sua jornada no empreendedorismo. 

Exatamente por isso, desenvolver um projeto para tornar uma simples sala alugada em um ambiente aconchegante e funcional, pode se tornar um desafio

O sucesso do seu negócio, certamente, depende de diversos fatores, mas um deles com certeza é criar um ambiente confortável e funcional. 

Mesmo que você seja a única pessoa da sua equipe, seu local de trabalho precisa ajudar nos desempenhos das tarefas e não “brigar” com seu conforto e bem estar. 

Confira a seguir algumas dicas que selecionamos para que você possa transformar uma sala comercial alugada no seu escritório dos sonhos

A escolha do espaço

Se você está considerando alugar uma sala e ter um endereço comercial, precisa analisar alguns fatores antes de fechar um contrato. 

Tudo começa com o espaço e, para chegar na proposta ideal, é fundamental conhecer e escolher a melhor região para você e para o seu negócio. 

A região

O bairro onde você mora pode ser excelente para você que pode ir até seu escritório caminhando. Em geral, nos bairros, os valores de aluguel são mais baixos que no centro da cidade, por exemplo. Por outro lado, o local pode não ser bom para seu negócio, já que seus clientes podem estar concentrados em outra região. 

Pode prestar atenção, mas é bem comum encontrarmos nas cidades bairros com mais buffets, outros só com produtos para noivas, ruas inteiras com lojas de roupas. 

O mesmo acontece com o seu negócio: será que seus futuros clientes já não estão acostumados a frequentar um certo polo? Se questione sobre isso antes de escolher a região que irá alugar sua sala.

A Infraestrutura do local 

Novamente aqui você precisa pensar em você e no seu cliente antes de determinar o local. A sala escolhida pode ser ampla, bem iluminada, mas fica no terceiro andar em um prédio sem elevadores

Preste atenção nas escadas, nas instalações elétricas, ar-condicionado, gás encanado, banheiros e tudo mais que pode comprometer sua rotina de trabalho e atendimento ao público. 

A escolha do layout e decoração da sala comercial

Definir o layout do seu ambiente de trabalho é sempre desafiador, pois trata-se de um local onde várias pessoas diferentes estarão reunidas. Além disso, muitos desses espaços são pequenos contando apenas com uma sala. 

Cada centímetro importa na hora de decorar o local e torná-lo um ambiente agradável, funcional e bonito. 

Aposte nos móveis planejados

Hoje é possível encontrar móveis modulares em diversas medidas e padrões para compor seu ambiente de trabalho e ter um layout bonito e eficiente

Integre ambientes

Ao invés de levantar paredes ou fazer uso de divisórias que podem tornar o local apertado e frio, faça a integração de ambientes sempre que possível. 

O local ficará mais fluido, mais interativo e a luz e o ar circularão por todo o ambiente. 

Use e abuse do espaço vertical

Do chão ao teto nenhum espaço se perde, tudo se transforma em prateleiras, armários, suportes. Mas, cuide para que tudo fique prático, seja para usar ou para limpar.

Invista em iluminação 

Você já viu a diferença da iluminação em uma selfie? O mesmo acontece nos ambientes.

A escolha certa da iluminação pode transformar seu espaço, deixando mais amplo e convidativo. Mesmo que seja feito uso da iluminação natural, é necessário calcular se não ficará em excesso ou poderá atrapalhar o trabalho em algum momento, como uma peça atrás de uma janela que o sol bate na tela do computador e impossibilita a leitura.

Nesse caso pode se fazer uso de persianas para filtrar a luz ou remanejar as posições de trabalho. Tudo deve ser avaliado.

Mobiliários e equipamentos

Geralmente, toda sala comercial abriga muitos documentos, sendo assim, móveis e espaços para armazenamento são fundamentais. 

Aposte em móveis e equipamentos funcionais. Os móveis funcionais são aqueles que cumprem mais de uma função, como a mesa com gaveteiro, armários com mesas retráteis, uma poltrona baú, etc.

A ideia é aproveitar melhor o espaço mantendo a organização, afinal todo mundo sabe que trabalhar em um ambiente organizado aumenta a produtividade e o bem-estar. 

O conforto também deve ser priorizado na hora de decorar sua sala comercial. A falta de comodidade pode causar vários problemas, como dores de coluna, pescoço, cabeça e pernas. 

Os equipamentos e mobiliários devem ser ergonômicos, como as cadeiras que devem ser reguláveis para ficar na altura ideal para o apoio dos pés e das mãos. 

Organização e praticidade 

Distribuir os móveis de maneira organizada é essencial, para isso deve se considerar os principais fluxos de pessoas no local e as atividades desenvolvidas, para que nenhum móvel faça um bloqueio desse fluxo ou atrase as atividades da empresa. 

Por último e não menos importante, os espaços das salas comerciais devem ser atraentes. Claro que se deve levar em conta o ramo de atividades que será desenvolvido no local, um escritório de contabilidade e um consultório de psicologia não ficariam bem com as mesmas cores e objetos decorativos. 

Espaços menores devem priorizar cores claras nas paredes e móveis para ganhar amplitude. Para estimular a criatividade e dinamismo, a cor amarela em alguns pontos pode ajudar. 

Também deve-se cuidar para que a decoração em excesso não distraia a função do ambiente. É preciso levar em conta também a quantidade de objetos decorativos para que não se torne um ambiente poluído. 

Seguindo essas dicas você já consegue montar seu escritório muito aconchegante em uma sala comercial alugada. 

Independente da região que você escolher, a Plaza tem diversas opções de salas para você montar seu escritório do jeitinho que você precisa. 

Venha conversar com nossa equipe sem compromisso e conheça as opções que temos para você!

Compartilhe

Dicas para comprar, vender e alugar com inteligência

Insira o seu endereço de email abaixo e receba novidades!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails com ofertas da Plaza? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.