×
Compartilhar Inscreva-se

O que fazer em Chapecó: 7 atrações naturais para visitar na Capital do Oeste | Plaza Imóveis, Imobiliária em Chapecó, SC

Conheça opções de locais com atrações naturais localizados em Chapecó

Que a gente ama Chapecó você já sabe e se você está aqui compartilha dessa paixão com a gente, não é mesmo? A Capital do Oeste nos encanta a cada dia e sobram opções para se divertir, seja sozinho, seja com a família e amigos. 

Já falamos aqui no blog sobre o que fazer à noite em Chapecó, mas se você está buscando alternativas de atrações naturais na nossa cidade, temos certeza que você vai se surpreender com as opções que temos. Vamos conhecer alguns locais para curtir um dia diferente? 

Continue a leitura e escolha o destino do próximo final de semana aqui em Chapecó!   

Por que optar por fazer atividades ao ar livre?

A correria do dia a dia, o trabalho e as atividades da nossa vida, muitas vezes, nos impedem de curtir a natureza e nos conectarmos com belas paisagens. Mas, os benefícios de dar essa pausa na rotina são muitos:

– Atividades como caminhadas, corridas, ciclismo e outros exercícios ao ar livre ajudam a melhorar a saúde do coração, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares;

– A exposição ao sol ao ar livre é uma fonte natural de vitamina D, que é essencial para a saúde óssea, imunidade e bem-estar geral, além de contribuir diretamente na qualidade do sono;

– Estudos mostram que estar em ambientes naturais pode reduzir o estresse e a ansiedade, promovendo a sensação de calma e relaxamento;

– Estar ao ar livre pode estimular a criatividade e melhorar a capacidade de resolução de problemas, proporcionando um ambiente tranquilo para pensar;

– Participar de atividades ao ar livre, como esportes em equipe ou caminhadas em grupo, pode promover a socialização e o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais.

– A natureza oferece um ambiente de aprendizado valioso para todas as idades, promovendo a curiosidade, a exploração e a educação ambiental.

5 atrações naturais para visitar em Chapecó

Sobram motivos para curtir as belezas naturais; além disso, a nossa cidade oferece opções incríveis. Vem com a gente para descobrir algumas delas!

1. Goio-ên
goio-en próximo ao centro de chapecó
Fonte da imagem: ND+

Uma atração turística completa: o Goio-ên está localizado na fronteira entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul oferece uma paisagem de tirar o fôlego, além de opções gastronômicas super gostosas. A poucos minutos do centro de Chapecó, é o destino de muitas famílias, principalmente nos dias de sol. 

Um dos grandes atrativos do Goio-ên é a Tirolesa Interestadual, que percorre um trajeto de 1.300 metros de extensão, passando por cima do Rio Uruguai. Aumentando a adrenalina, também é possível se divertir com o flyboard. Trata-se de uma prancha que fica presa aos pés e que permite aos usuários voar acima da água, impulsionados por jatos de água

Onde ver o pôr do sol em Chapecó?

Sem dúvidas, o Goio-ên é uma excelente opção para curtir o fim do dia, com um visual único e exuberante.

2. Ecoparque
Ecoparque localizado em chapecó
Fonte da imagem: ND+

Localizado no centro da cidade, com fácil acesso, o Ecoparque é uma atração natural em meio à evolução urbana de Chapecó. O espaço conta com dois lagos com chafariz, comportando cerca de 3,5 mil metros quadrados de lâmina de água, espaço cultural, espaço de ginástica, decks e áreas de convivência.

Está buscando o que fazer em Chapecó de dia? Então, o Ecoparque é o seu lugar! 

Ele é perfeito para fazer um piquenique com a família ou curtir um chimarrão em boa roda de conversa com os amigos. Mas, se você busca um espaço ao ar livre para se exercitar, o Ecoparque também é ideal.

Vale lembrar que o horário de funcionamento é das 6h às 21h, todos os dias da semana.

3. Trilha do Pitoco
opção de trilha em chapeco
Fonte da imagem: Tripadvisor

Se é atração “raiz” que você quer, Chapecó também tem! A famosa Trilha do Pitoco é uma atração natural para sair da rotina e se surpreender.

A apenas 28 km de distância, o local conta com cinco cachoeiras e uma gruta, que encantam os visitantes. A trilha vai subindo de nível a cada cachoeira, sendo uma opção incrível para os amantes da adrenalina.  

O passeio total leva em torno de 4 horas e em cada cachoeira há quiosques com espaços para comer e recarregar as energias. 

4. Gruta da Sede Figueira

Misturando religião e natureza, a Gruta da Sede Figueira é um local que recebe muitos visitantes e devotos de Nossa Senhora de Lourdes. O espaço conta com três cavernas formadas ao longo do tempo; em uma delas, está a imagem da santa.

Além disso, o ambiente conta com uma cachoeira, com queda de oito metros. Há também a Trilha dos Mistérios do Rosário, que reúne fiéis em busca de conexão religiosa. 

5. Cachoeiras em Chapecó

Além da Trilha do Pitoco, que já mencionamos aqui, outras cachoeiras também são atrações naturais de Chapecó que oferecem um tempo de qualidade, assim como muita conexão e bem-estar.

Entre elas, estão as cachoeiras do Aeroporto, a cachoeira Veigas e a Cascata João Antônio Perin. Quer saber mais sobre elas? Acesse nosso post no Instagram

6. Rotas de corrida

Muito mais do que benefícios para a saúde, a corrida tem sido uma escolha de atividade ao ar livre bastante realizada. Além disso, Chapecó tem diversas opções de rotas para quem deseja curtir um exercício com belas paisagens.

Do iniciante àquele que já está em nível avançado, é possível encontrar rotas com diferentes níveis de dificuldade, mas todas aprovadas por corredores locais. 

– 5 km na Leopoldo Sander

– 5 km no Aeroporto

– 7 km no Centro

– 9 km na subida do Gamelão

– 15 km até a Linha Caravaggio

– 19 km na subida do Goio-ên

7. Rotas de bike

Se você prefere rodar por aí de bike, saiba que Chapecó também tem opções para curtir um pedal super gostoso. Portanto, não deixe de conferir as sugestões que a gente levantou para você:

  • Rota do Riozinho

Dificuldade: baixa

Categoria: MTB

  • Rota do Contorno

Dificuldade: baixa

Categoria: Speed

  • Rota do Pitoco

Dificuldade: alta

Categoria: MTB

  • Bate e volta de Coronel Freitas

Dificuldade: média

Categoria: Speed

Confira todas as informações sobre as rotas aqui no nosso Instagram:

Qual é a praia mais próxima de Chapecó?

Possivelmente, em algum momento, pelas redes sociais, você se deparou com a imagem abaixo:

E se você não é daqui ou se for, ficou em dúvidas, a gente esclarece: Chapecó fica no Oeste de Santa Catarina, portanto, do outro lado da faixa litorânea do nosso estado. 

No geral, as praias ficam a cerca de 500 km de Chapecó. Algumas delas mais famosas são Balneário Camboriú, Itapema, Bombas, Praia Brava, entre outras. 

As atrações naturais de Chapecó são lindas e com certeza vão encantar você e a sua família, além de proporcionar momentos incríveis. 

Compartilhe

Dicas para comprar, vender e alugar com inteligência

Insira o seu endereço de email abaixo e receba novidades!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails com ofertas da Plaza? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.