×
Compartilhar Inscreva-se

Tradição gaúcha: opções de CTGs em Chapecó para conhecer e participar | Plaza Imóveis, Imobiliária em Chapecó, SC

Centro de tradições gaúchas em Chapecó

Apesar de a cultura ter origem no Rio Grande do Sul, os Centros de Tradição Gaúcha (CTG) estão espalhados por toda região sul. Em Santa Catarina, por exemplo, não é raro encontrar CTG em diversas cidades.

Em Chapecó, onde a fronteira com o estado gaúcho é muito próxima, é possível ter acesso a vários Centros de Tradições Gaúchas, os quais mantém a cultura viva com uma programação variada e que vai além da Semana Farroupilha. 

Nós selecionamos alguns CTGs aqui para que você possa conhecer, se encantar e fazer parte. Continue a leitura e confira! 

O que são CTGs?

Os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) são instituições culturais brasileiras dedicadas à preservação e promoção das tradições e valores da cultura gaúcha.

Fundados a partir da década de 1940, os CTGs desempenham um papel crucial na manutenção das práticas culturais do povo gaúcho, incluindo danças tradicionais como a dança de salão e a chula, música típica, como o tango e a milonga. Também são promovidos eventos e festivais que celebram a culinária e os costumes gaúchos

Além disso, os CTGs têm um importante papel na formação e educação dos jovens, proporcionando-lhes a oportunidade de aprenderem sobre a história, a cultura e os valores que permeiam a tradição gaúcha. 

Por meio de atividades variadas, os jovens são incentivados a participar ativamente das atividades do CTG, promovendo um senso de pertencimento e respeito pelas tradições locais. 

Opções de CTGs em Chapecó

Dando vida à cultura gaúcha na sua essência, Chapecó, a capital do Oeste catarinense, abriga muitos CTGs em seu território. Nós compartilhamos aqui algumas opções de CTGs que podem ser encontradas em nossa cidade.

Seja para dançar um bom baile, saborear um churrasco “raiz” ou um mate bem cevado, o CTG te convida a vivenciar a cultura gaúcha. Ba, tchê, vamos lá! 

CTG Coxilha do Quero Quero

Localizado na Rua Sete de Setembro, no Bairro Presidente Médici, existe há 36 anos em nossa cidade. Sua fundação tem como data o dia 04 de dezembro de 1987. 

👉 Siga este CTG no Instagram clicando aqui! 

CTG Herança Gaúcha

Com sede no Bairro Vitório Rosa, na Rua Geraldo Moura, 600, o CTG Herança Gaúcha foi fundado em 09 de fevereiro de 1988. 

👉 Acompanhe o CTG Herança Gaúcha no Instagram!

CTG Recanto dos Tropeiros

Sediado na Linha Faxinal dos Rosas, o CTG Recanto dos Tropeiros tem 25 anos de existência no município de Chapecó. 

👉 Saiba mais sobre o CTG Recanto dos Tropeiros no Instagram!

CTG Vaqueanos d’Oeste

Localizado na Rua Cardeal Dom Jaime, 1041, no Bairro Alvorada, está prestes a completar  30 anos de fundação. 

👉 Curta a página do CTG Vaqueanos d’Oeste no Facebook!

CTG Sangue de Farrapos

Com sede na Rua Cabo Hercílio de Matos, 353, no Bairro Líder, o CTG Sangue de Farrapos foi fundado em 26 de dezembro de 1991. 

👉 Saiba mais sobre o CTG Sangue de Farrapos no Instagram!

CTG Índio Condá

Levando um dos símbolos de Chapecó, o CTG Índio Condá fica no Bairro Santo Antônio, na Rua São Paulo, 790. O grupo foi formado por tradicionalistas da região, em 7 de agosto de 1979. 

👉 Siga o CTG Índio Condá no Instagram!

CTG Vô Ataíde

Com sua sede na Linha Faxinal dos Rosas, o CTG Vô Ataíde é recente, tendo sua data de fundação no dia 28 de abril de 2015. 

CTG Tangará

Situado na Rua João Aurélio Turati, no Bairro Pinheirinho, o CTG Tangará também é uma opção de Centro de Tradições Gaúchas em Chapecó. 

Visite um CTG em Chapecó

Agora que você tem as principais informações sobre os Centros de Tradição Gaúchas em Chapecó, é só escolher qual deles fica mais acessível para você e, então, organizar uma visita. 

Se preferir, fique de olho nas programações de cada CTG para saber quando haverá um baile típico para você curtir com sua família. Vale lembrar que não é necessário ir “pilchado” ou com trajes típicos: você será bem recebido e poderá curtir a essência da festa gaúcha!

Compartilhe

Dicas para comprar, vender e alugar com inteligência

Insira o seu endereço de email abaixo e receba novidades!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails com ofertas da Plaza? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Você pode saber mais sobre como lidarmos com seus dados pessoais e seus direitos, revendo nossa Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.