Na hora de escolher um imóvel, é pressuposto que serão momentos de pesquisa, análise, conversa com corretores e considerações, principalmente quando o foco é compra. Outra questão é a diferença entre imóvel pronto ou na planta, duas possibilidades de aquisição que impactam a vida de quem está comprando e que devem ser muito bem avaliadas.
A verdade é que ambas as opções são muito diferentes e vantajosas de acordo com o momento de vida e exigências do comprador, assim, separamos alguns pontos que devem ser avaliados antes de optar por um imóvel pronto ou na planta, ajudando a entender as diferenças e benefícios das aquisições. Confira!
Diferenças entre imóvel pronto ou na planta
Assim como mensurado pelo nome, o imóvel na planta é adquirido a partir de seu projeto ou do início de sua construção. A ideia do imóvel e o projeto em planta são vendidos, porém, o comprador acompanha todo o processo até o momento de inauguração.
Já o imóvel pronto é vendido estruturado, podendo ser novo ou não e oferecendo a possibilidade de venda mobiliado ou sem mobília. Sua reestruturação passa a ser responsabilidade do comprador caso haja necessidade ou desejo, porém, os cômodos já estão construídos e divididos.
Ambas as possibilidades apresentam vantagens únicas, que podem ser pontuadas como:
Vantagens do imóvel pronto
- Maior segurança na aquisição, sabendo como é o imóvel finalizado e conhecendo o local antes de fechar negócio;
- Possibilidade de financiamento habitacional imediato;
- Documentação detalhada oferecendo garantias para o comprador e vendedor;
- Mudança mais rápida.
Vantagens do imóvel na planta
- Preço possivelmente mais barato e, se for o caso, variedade de tipos de apartamentos em um só edifício;
- Possibilidade de alterações no imóvel ainda na planta, montando o local do jeito desejado;
- Tempo para planejar o pagamento de prestações, instalações, decoração e mesmo os móveis;
- Menores chances de problemas estruturais, como infiltrações, pisos desgastados e detalhes prejudiciais.
As vantagens de adquirir imóvel pronto ou na planta são únicas de cada categoria, pontos que podem ser aproveitados de acordo com o momento e etapa da vida do comprador.
Pontos de atenção em imóvel pronto ou na planta
Além das vantagens de ambas as categorias, é preciso se atentar a detalhes que fazem diferença na escolha.
O imóvel pronto, por exemplo, possui mais chances de apresentar problemas elétricos e hidráulicos, principalmente se for um local mais antigo. Além disso, a documentação deve ser cuidadosamente analisada, evitando adquirir um imóvel com dívidas anteriores ou mesmo perder o local por falta de atenção nos documentos.
O imóvel na planta também merece atenção, principalmente se houver instabilidade econômica ou histórico negativo da construtora e imobiliária, pontos que podem indicar a paralisação das obras ou mesmo a falência das instituições, prejudicando a compra.
Além disso, as parcelas de imóveis na planta sofrem reajuste anual, uma porcentagem que deve ser calculada.
A partir dessas informações, é possível concluir que a necessidade maior é em considerar a diferença entre as vantagens e desvantagens nas opções, entendendo qual a melhor escolha para o momento atual.
Para tomar a decisão ideal, o indicado é realizar os processos com calma e contar com a ajuda de uma imobiliária para cuidar das etapas seguintes, garantindo integridade e segurança.