A história das cidades, como conhecemos, não é um processo que foi pensado. A disposição e a organização se deram de maneira natural. Um bairro planejado, por exemplo, é relativamente uma novidade.
Essa é uma proposta que oferece diversos benefícios para os moradores que escolhem construir suas vidas nestes locais. E, cada vez mais, iniciativas como essa serão desenvolvidas: afinal, a evolução chegou e podemos crescer com ela.
Vamos entender melhor o conceito de bairro planejado e conhecer suas características? Continue a leitura e fique informado!
O que é um bairro planejado?
De maneira geral, um bairro planejado é um tipo de desenvolvimento urbano em que o projeto é concebido e construído de acordo com um plano geral que leva em consideração diversos fatores. Entre eles, destacam-se a infraestrutura, o uso do solo, o transporte, as áreas verdes, as instalações comunitárias e as necessidades dos moradores.
Normalmente, um bairro planejado é criado em uma área grande e é desenvolvido a partir do zero, com a construção de novas estradas, edifícios, instalações públicas e outras infraestruturas. O objetivo é criar um ambiente urbano organizado, eficiente e agradável para se viver, com uma mistura de diferentes tipos de propriedades residenciais, comerciais e de serviços.
Como funciona o bairro planejado?
O funcionamento de um bairro planejado pode variar dependendo do projeto específico, mas geralmente envolve os seguintes elementos:
Planejamento e desenvolvimento: essa primeira etapa envolve a contratação de consultores, arquitetos e engenheiros para criar um plano detalhado para o desenvolvimento do bairro. É o momento de pensar em tudo que é importante para os moradores.
Infraestrutura: é construído com uma infraestrutura completa que inclui estradas, sistemas de água e esgoto, eletricidade, gás, telecomunicações e outras necessidades básicas. Além disso, são criados espaços para equipamentos comunitários, como escolas, hospitais, parques e áreas de lazer.
Uso do solo: aqui, o objetivo é garantir a melhor utilização do espaço disponível. Isso pode incluir uma mistura de edifícios residenciais, comerciais e públicos, bem como espaços verdes e áreas de conservação.
Acessibilidade: é projetado para minimizar a necessidade de transporte individual. Para isso, são criadas alternativas de transporte, como ciclovias e uma boa infraestrutura para pedestres.
Regras e regulamentos: um bairro planejado geralmente tem um conjunto de regras e regulamentos que são criados para garantir a qualidade do ambiente construído e o bem-estar dos moradores.
4 principais vantagens de morar em um bairro planejado
Morar bem é um dos desejos que mais encanta o ser humano: qualidade de vida em meio à correria do dia a dia tem se tornado uma necessidade cada vez mais urgente. Por isso, um bairro planejado oferece diversas características que contribuem diretamente para esse objetivo.
Qualidade de vida
Morar bem é ter qualidade de vida: um bairro planejado, como falamos anteriormente, busca atender a infraestrutura necessária para o dia a dia dos moradores. Isso diminui, por exemplo, o tempo no trânsito e, por consequência, aumenta a disponibilidade para curtir bons momentos.
Segurança
Um bairro planejado é projetado com a segurança em mente, com ruas bem iluminadas, câmeras de segurança e outras medidas de segurança. Além disso, a proximidade entre vizinhos em um bairro planejado também pode ajudar a aumentar a segurança.
Valorização
Além de morar bem, um bairro planejado – por ser projetado para atender as necessidades e desejos dos moradores, acaba tendo uma maior valorização imobiliária. Torna-se um investimento não só para a vida, mas também para o seu bolso!
Sustentabilidade
Quando falamos em sustentabilidade, vamos além do impacto ambiental: isso pode ajudar a criar um ambiente mais saudável e sustentável para todos os seus moradores.
Qual a diferença entre bairro planejado e condomínio fechado?
Embora possam parecer semelhantes e até mesmo causar uma certa confusão, há algumas diferenças importantes entre um bairro planejado e um condomínio fechado.
Enquanto um bairro planejado é um empreendimento urbano integrado, com foco na qualidade de vida e sustentabilidade. Já um condomínio fechado é um espaço privado e restrito, com foco na segurança e comodidades compartilhadas.
Nem sempre, por exemplo, um condomínio fechado conta com estrutura comercial, por exemplo. Já o bairro planejado, por sua vez, desde seu planejamento prevê esses e outros espaços.
Além disso, para ter acesso a espaços compartilhados, como áreas verdes e quadras esportivas, por exemplo, no condomínio fechado, só é possível a partir de investimentos e taxas de manutenções que ficam sob responsabilidade dos moradores.
No caso dos bairros planejados, não há esse valor: os espaços podem ser utilizados tanto pelos residentes quanto por outras pessoas. Tudo isso gera valor para quem vive ali e também para quem busca investir!
E entre bairro planejado e loteamento?
Um loteamento é uma área de terra dividida em lotes menores que são vendidos para indivíduos ou empresas construírem suas próprias casas, edifícios comerciais ou industriais. De forma prática, apesar de ser um loteamento planejado, a partir da venda, o desenvolvimento do espaço ocorre de forma natural, sem pensar antecipadamente nos espaços que vão compor o local.
Não há um plano geral de desenvolvimento urbano no loteamento; um bairro planejado, por sua vez, é um empreendimento urbano completo, com um plano rigoroso de desenvolvimento.